Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativa da ocupação da paisagem por mamíferos terrestres de médio e grande porte em uma área contínua de Mata Atlântica

Processo: 13/07162-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Eleonore Zulnara Freire Setz
Beneficiário:Eleonore Zulnara Freire Setz
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Adriano Garcia Chiarello ; Milton Cezar Ribeiro
Bolsa(s) vinculada(s):15/01797-5 - Estimativa da ocupação das aves de hábitos terrestres de uma área contínua de Mata Atlântica e seu uso como indicador de recursos para felídeos, BP.TT
14/19299-9 - Levantamento de felídeos em uma área contínua de Mata Atlântica, BP.TT
13/27063-2 - Mapeamento da hidrografia, estradas e cobertura de solo de uma área contínua de Mata Atlântica, BP.TT
Assunto(s):Mamíferos terrestres  Habitat  Animais em extinção  Distribuição animal  Conservação biológica 

Resumo

A perda de hábitat é a maior ameaça à biodiversidade e o principal fator responsável pelas extinções de espécies, assim, é importante entender como ocorre o uso heterogêneo do habitat e como as comunidades se estruturam em função dos filtros ambientais. Nossos objetivos são determinar a ocupação de mamíferos terrestres de médio e grande porte nativos e domésticos e os filtros ambientais que influenciam o seu uso do habitat, e comparar a sua comunidade em áreas com diferentes graus de proteção. Para isso, serão utilizados 45 sítios amostrais distribuídos em uma grade regular com espaçamento de 1,5km entre eles na Serra do Japi, SP. A cada dois meses, serão amostrados 15 sítios, cada um contendo uma armadilha fotográfica. Em cada sítio amostral serão determinados o históricos de uso da terra e co-variáveis ecogeográficas como altitude, unidades de paisagem, presença e número de animais domésticos, distância do limite da Reserva Biológica Municipal (REBIO), cursos d'água, estradas, trilhas e núcleos urbanos, utilizando Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e registros fotográficos. Investigaremos o papel de cada co-variável na ocupação das espécies nativas e quais os fatores que melhor explicam a ocorrência de animais domésticos no interior de Unidades de Conservação. Para isso, utilizaremos modelos de ocupação (através do programa PRESENCE). Também iremos comparar a riqueza de espécies e diversidade de guildas entre a área do interior da REBIO e a do seu entorno. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGY-REIS, MARIANA B.; RIBEIRO, MILTON CEZAR; SETZ, ELEONORE Z. F.; CHIARELLO, ADRIANO G. The key role of protection status in safeguarding the ecological functions of some Neotropical mammals. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 28, n. 10, p. 2599-2613, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
NAGY-REIS, M. B.; ESTEVO, C. A.; SETZ, E. Z. F.; RIBEIRO, M. C.; CHIARELLO, A. G.; NICHOLS, J. D. Relative importance of anthropogenic landscape characteristics for Neotropical frugivores at multiple scales. ANIMAL CONSERVATION, v. 20, n. 6, p. 520-531, DEC 2017. Citações Web of Science: 4.
NAGY-REIS, MARIANA B.; NICHOLS, JAMES D.; CHIARELLO, ADRIANO G.; RIBEIRO, MILTON CEZAR; BETZ, ELEONORE Z. F. Landscape Use and Co-Occurrence Patterns of Neotropical Spotted Cats. PLoS One, v. 12, n. 1 JAN 4 2017. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.