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Os periódicos científicos brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade

Processo: 13/10075-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Germana Fernandes Barata
Beneficiário:Germana Fernandes Barata
Instituição-sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Andre Do Nascimento Serradas ; Atila Iamarino ; Mônica Frigeri ; Rogerio Mugnaini ; Simone Pallone de Figueiredo
Bolsa(s) vinculada(s):14/15221-5 - Os periódicos científicos brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade, BP.TT
Assunto(s):Cultura científica  Comunicação científica  Divulgação científica  Jornalismo científico  Periódicos científicos 

Resumo

Os periódicos científicos brasileiros têm conquistado mais visibilidade internacional com a crescente indexação em bancos de dados, como o prestigioso Web of Science (WoS). Embora os cientistas brasileiros, sobretudo das chamadas ciências duras, ainda prefiram publicar em periódicos internacionais, seguindo a tendência de buscar sempre os maiores impactos e credibilidade que essas publicações possam proporcionar aos seus artigos, há esforços contínuos de internacionalização dos periódicos nacionais. Perante a sociedade, no entanto, os periódicos brasileiros são praticamente invisíveis, quase não são usados como fontes de informação, embora boa parte das notícias de ciência (28%) sejam baseadas em artigos publicados em periódicos científicos, como indicou levantamento durante 5 anos no jornal Folha e S.Paulo. É possível observar que os periódicos nacionais, por um lado, divulgam seus conteúdos apenas para o público especializado e, por outro, os jornalistas preferem divulgar pesquisas estrangeiras publicadas em periódicos internacionais. As razões para esse fato ainda não são claras. Para ajudar a responder a essa questão, o presente projeto objetiva investigar as estratégias de comunicação de periódicos científicos nacionais por meio de aplicação de questionários para editores de periódicos indexados no SciELO, entender seus interesses em ampliar os canais de comunicação, além de criar um tutorial de divulgação científica que auxilie essas publicações a implementar novos canais de comunicação com a mídia e sociedade. O projeto também pretende aplicar questionário sobre as preferências e dificuldades que os jornalistas de ciência encontram ao acessar conteúdos produzidos por periódicos científicos brasileiros. A partir da coleta e análise dos resultados, pretende-se desenvolver um projeto piloto com 10 periódicos científicos que tenham interesse em ampliar seus canais de comunicação e acompanhar as mudanças nos acessos aos seus conteúdos, em um primeiro momento, o que indicaria uma mudança na visibilidade do periódico. A expectativa é que este projeto possa sensibilizar os editores de periódicos científicos brasileiros e a mídia para a importância de se estabelecer a comunicação entre academia e sociedade, ampliando a visibilidade e credibilidade da pesquisa brasileira. (AU)

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