Busca avançada
Ano de início
Entree

Medidas de concentração de radônio (222Rn, 220Rn) e descendentes no ar empregando detector LR-115 em câmara de difusão: desenho, construção e auto-calibração. Método semi-empírico para determinar atividades gama em amostras ambientais

Processo: 13/13238-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de janeiro de 2014 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Elisabeth Mateus Yoshimura
Beneficiário:Elisabeth Mateus Yoshimura
Pesquisador visitante: Daniel Francisco Palacios Fernandez
Inst. do pesquisador visitante: Universidad Simón Bolívar (USB), Venezuela
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Radioatividade  Espectrometria gama  Radônio  Torônio 

Resumo

Propõe-se avaliar a resposta do detector LR-115 em câmaras de difusão (monitor tipo copo) através da análise de algumas características de traços produzidos em detectores revelados, tais como sua distribuição espacial, ângulos de incidência, parâmetros geométricos e sobreposição. Será feita correlação destas características com a geometria das câmaras e localização do detector. A reprodutibilidade da eficiência do detector também será avaliada. A qualidade das medições das concentrações de radônio será estimada com base em critérios de confiabilidade, precisão e exatidão dos resultados. Serão realizados experimentos para relacionar os parâmetros geométricos dos traços com ângulos e energias de incidência das partículas alfa no detector. Com base nos resultados experimentais dos parâmetros dos traços e de suas distribuições, ou com o uso de procedimentos alternativos, será avaliada a possibilidade de calibrar individualmente os detectores LR-115 (auto-calibração). A partir do entendimento teórico da resposta dos detectores LR-115 abertos a superfícies hemisféricas, se pretende projetar e construir um dispositivo que permita medir as concentrações de radônio, torônio e descendentes no ar. Estes estudos vão acrescer o conhecimento sobre o desempenho dos detectores de LR-115 em câmaras de difusão, que, em princípio, podem ser estendidos para outros tipos de detectores em diferentes configurações geométricas. Pretende-se também avaliar um método alternativo semi-empírico para calcular as concentrações de radionuclídeos em amostras ambientais usando espectroscopia gama de alta resolução. Pretende-se publicar trabalhos em conjunto com professores e alunos, bem como ministrar um curso de pós-graduação. Espera-se também que sejam propostos projetos de colaboração entre as instituições envolvidas, Brasil e Venezuela. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALACIOS FERNANDEZ, DANIEL; FUSELLA, EMIDIO; AVILA, YININBER; SALAS, JHONNY; TEIXEIRA, DIANA; FERNANDEZ, GUILLERMO; SAJO-BOHUS, LASZLO; GREAVES, EDUARDO; BARROS, HAYDN; BOLIVAR, MANUEL; REGALADO, JIMMY. Soil gas radon and thoron measurements in some Venezuelan oilfields. Journal of Radioanalytical and Nuclear Chemistry, v. 307, n. 1, p. 801-810, JAN 2016. Citações Web of Science: 0.
PALACIOS FERNANDEZ, DANIEL; PALACIOS, FRANCISCO; YUSHIMURA, ELISABETH M.; PALACIOS, GUILLERMO; DA SILVA, ALMY A. R. Digital holographic microscopy for recording and analysis of 3D images of etched tracks in LR-115 SSNTD. Journal of Radioanalytical and Nuclear Chemistry, v. 307, n. 1, p. 793-799, JAN 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.