Busca avançada
Ano de início
Entree

I Colóquio Internacional Hannah Arendt - A Crise na Educação Revisitada

Resumo

O evento tem como principais objetivos: contribuir para a reflexão sobre as possíveis interfaces entre os campos da Educação e da Filosofia, à luz do pensamento de Hannah Arendt; tematizar a obra da autora a partir da problemática da crise na educação do mundo moderno; e, propiciar o intercâmbio científico entre pesquisadores da obra arendtiana, bem como promover a divulgação do pensamento da autora entre os estudiosos da Filosofia da Educação. Pretende-se também fortalecer a Linha de Filosofia e Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP e estabelecer diálogos entre as reflexões filosóficas acerca da obra de Hannah Arendt e as reflexões de outras áreas do conhecimento, tais como Filosofia, Artes, História, Direito, Ciências Sociais que apontem contribuições para a discussão da crise na educação com base nas ideias da autora sobre a crise do mundo moderno, a ruptura da tradição, o esfacelamento do senso comum e a diluição da noção de autoridade;Desse modo, sua organização se dará em dois formatos: - sessões de mesa-redonda compostas por estudiosos renomados da obra de Hannah Arendt em diferentes áreas das ciências humanas;- sessões de comunicação de pesquisa em que serão apresentados trabalhos concluídos e em andamento que estabeleçam relações profícuas entre educação e as temáticas da crise do mundo moderno que abarcam a obra arendtiana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: