Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo estrutural e dinâmico em matérias desordenados por ressonância magnética nuclear

Processo: 13/02456-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Silvia Helena Santagneli
Beneficiário:Silvia Helena Santagneli
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Sandra Helena Pulcinelli ; Sidney José Lima Ribeiro
Assunto(s):Materiais nanoestruturados  Materiais híbridos  Vitrocerâmica  Propriedades de superfície  Estrutura molecular  Ressonância magnética nuclear  Processo sol-gel 

Resumo

Este projeto tem como objetivo o estudo estrutural e dinâmico em materiais desordenados por Ressonância Magnética Nuclear no estado sólido. O foco principal será voltado para o estudo de materiais vítreos e vitrocerâmicas que apresentam a composição baseada composição LiTi2(PO4)3. O interesse do estudo nestes sistemas baseia-se na cristalização para a obtenção de estruturas do tipo NASICON (Na Super Ionic Conductor), altamente condutoras. Recentemente, esses materiais tem se mostrado materiais promissores para o uso em eletrólitos sólidos em baterias lítio/ar. Entretanto a obtenção desses materiais com características desejáveis, ou seja, composição e a formação de microestruturas têm sido bastante estudadas. Para o estudo estrutural será empregado Espectroscopia multinuclear de RMN no estado sólido, que são particularmente mais sensíveis, não somente para a caracterização estrutural, mas também como sonda dos processos dinâmicos dos íons, que caracterizam o transporte iônico em escala nanométrica e de difusão a longo alcance. O projeto também tem como objetivo o estudo estrutural por RMN no estado sólido em materiais híbridos, preparados a partir do processo sol-gel, em colaboração com os Docentes da instituição. Estes materiais nano-estruturados, que nos últimos anos constituíram a maior parte do esforço de investigação, se concentram no estudo das propriedades superficiais, bem como na estrutura molecular, dinâmica e nas reações das espécies adsorvidas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTAGNELI, SILVIA H.; BALDACIM, HELIO V. A.; RIBEIRO, SIDNEY J. L.; KUNDU, SWARUP; MARTINS RODRIGUES, ANA CANDIDA; DOERENKAMP, CARSTEN; ECKERT, HELLMUT. Preparation, Structural Characterization, and Electrical Conductivity of Highly Ion-Conducting Glasses and Glass Ceramics in the System Li1+xAlxSnyGe2-(X+Y)(PO4)(3). Journal of Physical Chemistry C, v. 120, n. 27, p. 14556-14567, JUL 14 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.