Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização eletroquímica e mecânica das ligas Ti-6Al-4V e Ti-35Nb-7Zr-5Ta submetidas a novos tratamento

Processo: 11/19915-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Luis Geraldo Vaz
Beneficiário:Luis Geraldo Vaz
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Lúcia Roselino Ribeiro ; Laiza Maria Grassi Fais ; Luís Augusto Sousa Marques da Rocha
Assunto(s):Implantes dentários  Ligas metálicas  Titânio  Propriedades de superfície  Propriedades mecânicas  Propriedades químicas  Corrosão dos materiais 

Resumo

O titânio e as suas ligas, em especial a liga Ti-6Al-4V, são os materiais de escolha para a confecção de implantes dentários e ortopédicos devido as suas excelentes propriedades mecânicas, físicas e químicas. Entretanto, uma nova geração de ligas, livres de alumínio ou vanádio, vem despertando o interesse na Área Médica. No ambiente bucal, sabe-se que o sucesso com a utilização dessas ligas dependerá da composição química, estrutura e bioatividade das superfícies do metal, bem como da resistência à corrosão da liga. Dessa forma, o objetivo deste estudo será caracterizar as ligas Ti-35Nb-7Zr-5Ta e Ti-6Al-4V mediante avaliações de propriedades eletroquímicas e mecânicas. As ligas serão analisadas antes e após a realização de tratamentos de superfície (funcionalização e dopagem) e em diferentes meios (saliva artificial com e sem íons de flúor). As superfícies das ligas serão caracterizadas mediante análises da composição química elementar, da estrutura cristalina, da morfologia de fases, da topografia superficial e da rugosidade média. A evolução das propriedades eletroquímicas será determinada por meio do monitoramento do potencial eletroquímico em função do tempo de imersão, e por ensaios de polarização potenciodinâmica e de Espectroscopia de impedância eletroquímica. As propriedades mecânicas avaliadas serão: dureza Vickers, resistência à tração e ciclagem mecânica por tração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIOTTO, LARISSA N.; FAIS, LAIZA M. G.; RIBEIRO, ANA L. R.; VAZ, LUIS G. Surface properties of Ti-35Nb-7Zr-5Ta: Effects of long-term immersion in artificial saliva and fluoride solution. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 116, n. 1, p. 102-111, JUL 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.