Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteínas desacopladoras mitocondriais de plantas: avaliação funcional empregando RNA-seq e mutantes de inserção

Resumo

O presente projeto objetiva empreender uma análise global do perfil de expressão gênica, empregando RNA-Seq, de plantas transgênicas de tabaco capazes de superexpressar o gene AtUCP1 (At3g54110) que codifica uma proteína desacopladora mitocondrial em Arabidopsis thaliana. Pretende-se com essa abordagem investigar o impacto da expressão constitutiva de uma proteína desacopladora no perfil transcricional de plantas transgênicas e correlacionar tais alterações com a função mitocondrial e a sinalização retrógada. Em paralelo, uma análise será empreendida visando verificar a funcionalidade e o grau de redundância funcional dos genes codificadores de UCP presentes no genoma de A. thaliana (AtUCP1-3). Para tal, mutantes de inserção serão identificados e analisados funcionalmente. De maneira geral, os dados a serem gerados irão fornecer subsídios importantes para melhor compreender as respectivas funções in planta das referidas proteínas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES LAITZ, ALESSANDRA VASCONCELLOS; ACENCIO, MARCIO LUIS; BUDZINSKI, ILARA G. F.; LABATE, MONICA T. V.; LEMKE, NEY; MARTINS RIBOLLA, PAULO EDUARDO; MAIA, IVAN G. Transcriptome Response Signatures Associated with the Overexpression of a Mitochondrial Uncoupling Protein (AtUCP1) in Tobacco. PLoS One, v. 10, n. 6 JUN 24 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.