Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do metabolismo energético, atividade dos complexos repiratórios e estresse oxidativo no tecido cardíaco de ratos diabéticos tratados com resveratrol

Resumo

Estudos sugerem que o Diabetes mellitus (DM) promove alterações no metabolismo energético e estresse oxidativo, que constituem fatores importantes para desencadear distúrbios cardiovasculares. A utilização de antioxidantes tem despertado interesse na clínica devido a propriedades terapêuticas sobre as doenças cardiovasculares, podendo, desta forma, evitar a morbimortalidade em pacientes diabéticos. Neste sentido, propõe-se estudar o efeito do resveratrol (3,5,4'-trihydroxystilbene) através de parâmetros bioquímicos séricos, metabolismo energético, estresse oxidativo e expressão da SIRT 1 no tecido cardíaco de ratos com DM tipo 1. Serão utilizados 32 ratos, com peso corporal ± 250g. Os animais serão distribuídos nos grupos experimentais (n=8): G1 (normais, controle); G2 (normais, tratados com resveratrol); G3 (diabéticos não tratados); G4 (diabéticos, tratados com resveratrol). O DM experimental será induzido através da administração intraperitoneal de estreptozotocina (STZ), em dose única (60 mg/kg de peso corporal. O resveratrol será administrado, via gavagem, na concentração de 1,0mg/kg/dia durante 30 dias. No final do período experimental serão avaliados parâmetros calorimétricos, e em seguida os animais anestesiados e submetidos à eutanásia. O soro será utilizado para determinações de glicose e perfil lipídico. Amostras (200mg) de tecido cardíaco serão utilizadas para as determinações da concentração de proteínas, glicogênio, análise do estresse oxidativo,e atividade das enzimas marcadoras do metabolismo energético e atividade dos complexos respiratórios, além da expressão da SIRT1 por Western Blotingt. O delineamento estatístico será inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 8 repetições, segundo análise de variância (ANOVA). O nível de significância será de 5% de probabilidade e as estatísticas F serão significativas quando p<0.05. Será utilizado teste de Tukey para a comparação entre as médias, e Mann-Whitney para análise dos resultados obtidos pela técnica de Western blotting. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, KLINSMANN CAROLO; BRAGA, CAMILA PEREIRA; BARBANERA, PEDRO OCTAVIO; FERREIRA SEIVA, FABIO RODRIGUES; FERNANDES JUNIOR, ARY; HENRIQUE FERNANDES, ANA ANGELICA. Cardiac Energy Metabolism and Oxidative Stress Biomarkers in Diabetic Rat Treated with Resveratrol. PLoS One, v. 9, n. 7 JUL 22 2014. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.