Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da adequação de indicações de exames ecocardiográficos e de seu valor prognóstico em centro de diagnóstico cardiológico de atenção terciária

Processo: 13/06099-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2013 - 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Minna Moreira Dias Romano
Beneficiário:Minna Moreira Dias Romano
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:André Schmidt ; Benedito Carlos Maciel
Assunto(s):Cardiologia  Ecocardiografia Doppler  Medicina baseada em evidências  Elegibilidade 

Resumo

O uso da Doppler ecocardiografia (DEC) como modalidade diagnóstica por imagem apresenta crescimento exponencial nas últimas décadas, desproporcional ao crescimento da disponibilidade do método e não justificável pelo aumento de prevalência de doenças. Nos últimos 5 anos, atenta a este crescimento indiscriminado, a sociedade americana de ecocardiografia, em conjunto com outras sociedades científicas de cardiologia elaborou documentos com objetivo de guiar a correta prática de solicitação de exames Doppler ecocardiográficos, definidos como critérios de adequação (CA) de solicitações. Desde então, vários trabalhos norte americanos avaliaram serviços médicos tanto no âmbito público ou privado de atuação e detectaram tanto a qualidade de suas solicitações como fortaleceram a capacidade dos CA em avaliar esta atuação. Poucos estudos avaliaram ainda a capacidade diagnóstica dos exames de DEC de acordo com a qualidade das indicações definidas através dos CA.No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) sofre progressivamente com o aumento das solicitações de exames DEC e a dificuldade de gerenciamento destes recursos, que se mostra crítica quando a oferta de certas modalidades como a Doppler ecocardiografia sob estresse é bastante escassa. Dados objetivos sobre a qualidade da prática clínica de solicitações de exames DEC no SUS são escassos ou praticamente ausentes na literatura, assim como análises da repercussão destes resultados de exames na conduta clínica dos pacientes. Baseado no exposto acima, este projeto tem como objetivos avaliar se as solicitações de realização de exames DEC estão em concordância com os CA em ambiente de atenção à saúde de nível terciário no Brasil; e ainda avaliar o impacto dos resultados destes exames na condução clínica destes casos de acordo com seu grau de adequação de solicitação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS ROMANO, MINNA MOREIRA; BRANCO, MARINA; MOREIRA, HENRIQUE TURIN; SCHMIDT, ANDRE; KISSLO, JOSEPH; MACIEL, BENEDITO CARLOS. Appropriate use of echocardiography and relation to clinical decision making in both inpatients and outpatients in a developing country. ECHOCARDIOGRAPHY-A JOURNAL OF CARDIOVASCULAR ULTRASOUND AND ALLIED TECHNIQUES, v. 35, n. 1, p. 9-16, JAN 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.