Busca avançada
Ano de início
Entree

Sustentabilidade da cadeia produtiva de pescado: seletividade e otimização de co-produtos do resíduo do processamento de tilápia e beijupirá

Processo: 13/13158-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2013 - 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Marília Oetterer
Beneficiário:Marília Oetterer
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pesca sustentável  Peixes  Manejo da pesca  Aproveitamento de subprodutos  Poluição ambiental 

Resumo

O pescado apresenta compostos de interesse químico e nutricional para as indústrias alimentícias e farmacêuticas. Estes compostos podem estar presentes na fração lipídica e protéica de peixes, crustáceos, algas e microalgas utilizadas para consumo humano e também, no material descartado como resíduo do processamento. O crescimento registrado na produção mundial de pescado, nas últimas décadas, promoveu o aumento do volume de desperdícios gerados pela cadeia produtiva. Entretanto, este resíduo, representa sérios problemas de poluição ambiental, devido, principalmente, à falta de destino adequado. Este projeto pretende integrar a pesquisa "Gestão e sustentabilidade do agronegócio do pescado marinho com foco na reciclagem e utilização dos resíduos", financiado pela CAPES (Processo n° 23038.051665/2009-04 - Edital Ciências do Mar), que visa contribuir para a exploração sustentável e racional dos recursos naturais, bem como, minimizar o impacto adverso que o resíduo gerado por este setor produz no ambiente, buscando a gestão responsável e sustentável do agronegócio do pescado. Também integrará o projeto temático- edital MCT/CNPq/CT-Agronegócio/MPA N° 36/2009, que vem estudando todas as fases da cadeia produtiva da espécie de peixe marinho cultivado, pioneira no Brasil, o Beijupirá (Rachycentron canadum). Neste sentido, em vários estudos paralelos, estão sendo propostas ações específicas de natureza ambiental e ecológica para desenvolver e programar práticas de manejo e processamento sustentáveis para reduzir, reutilizar e reciclar o resíduo produzido pela cadeia produtiva do pescado, transformando-o em co-produtos que aumentem a receita, conforme a seletividade e verticalização do processo. Este projeto tem como objetivo fracionar co- produtos e investigá-los buscando compostos bioativos de interesse e de maior valor agregado, visando o incremento da sustentabilidade na cadeia produtiva da tilápia e do beijupirá. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIRAHIGUE, LIGIANNE DIN; RIBEIRO, INGRIDY SIMONE; DE ARRUDA SUCASAS, LIA FERRAZ; ANBE, LIKA; VAZ-PIRES, PAULO; OETTERER, MARILIA. Peptones in Silage from Tilapia (Oreochromis niloticus) and Cobia (Rachycentron canadum) Waste as a Culture Medium for Bioprocesses. Journal of Aquatic Food Product Technology, v. 27, n. 6, p. 712-721, 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.