Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de proteção da distrofia muscular: estudo dos microRNAs e terapia farmacológica

Processo: 13/10633-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2013 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Renato Ferretti
Beneficiário:Renato Ferretti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofias musculares  Distrofia muscular de Duchenne  Músculos laríngeos  Distrofina  MicroRNAs  Tratamento farmacológico 

Resumo

Na distrofia muscular de Duchenne (DMD) e no camundongo Mdx, modelo experimental da DMD, a falta da distrofina leva a necrose muscular progressiva e falência cardiorespiratória. A ausência da distrofina leva a diminuição na expressão de proteínas do complexo distrofina-glicoproteinas (CDG) e perda da homeostase do cálcio (Ca2+), que resultam em mionecrose. Os microRNAs (miRs), RNAs não codificantes, parecem coordenar as vias de sinalização que predispõem a fibra muscular a necrose. Estudos mostraram que os músculos intrínsecos da laringe (ILM) são protegidos da mionecrose, provavelmente por apresentarem níveis normais de componentes do CDG e melhor capacidade de regulação do cálcio. No presente estudo, investigaremos se os miRs estão envolvidos na proteção dos ILM contra a mionecrose, em camundongos distróficos da linhage`m mdx. Realizaremos um estudo comparativo das vias que regulam a expressão de componentes que auxiliam na estabilização do sarcolema e que auxiliam na homeostase do Ca2+, em músculos distróficos protegidos e afetados. Adicionalmente, iremos avaliar o efeito da terapia com ácido eicosapentanóico (EPA) na expressão destes miRs e sua correlação com a proteção contra a mionecrose nas distrofinopatias. Com este projeto iremos consolidar e aprofundar os conhecimentos da fisiopatologia das distrofinopatias e implantar técnicas moleculares para análise dos músculos distróficos protegidos da mionecrose em camundongos mdx. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRETTI, RENATO; MARQUES, MARIA JULIA; KHURANA, TEJVIR S.; NETO, HUMBERTO SANTO. Expression of calcium-buffering proteins in rat intrinsic laryngeal muscles. PHYSIOLOGICAL REPORTS, v. 3, n. 6 JUN 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.