Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da efetividade do programa de Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP) como estratégia adjunta ao tratamento da dependência de tabaco

Processo: 13/02316-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2013 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Ana Regina Noto
Beneficiário:Ana Regina Noto
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Elisa Harumi Kozasa ; Telmo Mota Ronzani
Assunto(s):Hábito de fumar  Abandono do uso de tabaco  Resultado do tratamento 

Resumo

A dependência de tabaco é uma das principais causas previsíveis de morte. O tratamento baseado na terapia cognitivo-comportamental, incluindo prevenção de recaídas, se tornou padrão para dependentes de tabaco, mas avanços científicos ainda são necessários. A regulação emocional e comportamental subsequente à cessação do consumo parecem ser fatores de risco para recaídas, tornando-se necessários modelos terapêuticos que estimulem a habilidade de resposta aos afetos negativos. Nesse sentido, programa Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP), adjunto ao tratamento, vem apresentando resultados promissores. O objetivo deste projeto é avaliar a efetividade do programa de MBRP como adjunto no tratamento de cessação do tabagismo instituído pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Metodologia. Será realizado um ensaio clínico randomizado, com método de alocação dos indivíduos no Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE) por amostragem aleatória estratificada por gênero, nível de instrução e grau de dependência de nicotina. Participarão do estudo 60 pacientes em tratamento (padrão do INCA) randomizados entre dois grupos: o GE que será submetido a oito sessões de MBRP; e o GC que será submetido a oito sessões do modelo tradicional de Prevenção de Recaída. Serão incluídos pacientes com diagnóstico de dependência de nicotina, que tenham conseguido abstinência. Estes, serão avaliados no baseline (T0) e em outros quatro momentos: 1 (T1), 3 (T2), 6 (T3) e 12 meses (T4) após o início do estudo, além de serem submetidos às avaliações de manutenção previstas no protocolo INCA. Serão utilizados um instrumento de rastreamento de transtornos mentais não psicóticos (Self Reporting Questionnaire - SRQ-20) e instrumentos de medida de fissura (Questionnaire of Smoking Urges - QSU), ansiedade (Hamilton-Anxiety - HAM-A), depressão (Center for Epidemiologic Studies Depression Scale - CES-D), mindfulness (Five Facet Mindfulness Questionnaire - FFMQ), abstinência (Smokerlyser - medida de CO), dependência de tabaco (The Fagerstrom Test for Nicotine Dependence - FTND) e de afetos positivos e negativos (Positive and Negative Affect Schedule - PANAS). Para análise dos dados será utilizada Análise de Variância com Medidas Repetidas e Regressão Logística Longitudinal, a fim de avaliar o efeito dos dois tipos de intervenção sobre a evolução de comorbidades e abstinência dos pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Curso Introdutório em Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, ISABEL WEISS; KOZASA, ELISA HARUMI; RABELLO, LUANE A.; MATTOZO, BEATRIZ; BOWEN, SARAH; RICHTER, KIMBER P.; ANDREOLI SARTES, LAISA MARCORELA; NOTO, ANA REGINA. Dispositional mindfulness, affect and tobacco dependence among treatment naive cigarette smokers in Brazil. TOBACCO INDUCED DISEASES, v. 17, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.