Resumo
Aspergillus niger é fungo pertencente à seção Nigri de grande importância biotecnológica. Entretanto, já foi descrito que esta espécie tem potencial para produzir dois grupos de micotoxinas prejudiciais à saúde humana e animal: as fumonisinas e as ocratoxinas. No Brasil, o conhecimento sobre incidência e caracterização genética de isolados de A. niger produtores e não produtores de micotoxinas, especialmente das fumonisinas, é muito restrito. Há uma necessidade preponderante de trabalhos que revelem a incidência de A. niger toxigênico em produtos do agronegócio brasileiro, visando entender os prejuízos por eles provocados e traçar medidas de controle preventivo. O objetivo deste projeto será isolar e identificar Aspergillus da seção Nigri de uva e cebola produzidos no Brasil, bem como avaliar a presença de ocratoxina A e fumonisinas nestes alimentos. Os isolados pertencentes à espécie A. niger serão investigados quanto à capacidade de produção de ocratoxina e fumonisina. Uma vez identificadas as cepas produtoras e não produtoras das referidas toxinas, estas serão utilizadas para estudar variações genéticas em clusters gênicos ortólogos àqueles previamente descritos para Fusarium verticillioides (biossíntese de fumonisina) e para A. ochraceus (biossíntese de ocratoxina). Genes que estejam presentes em linhagens produtoras e ausentes nas linhagens não produtoras destas micotoxinas serão utilizados para o desenvolvimento de sistemas de detecção específicos para linhagens de A. niger produtoras de ocratoxina e/ou fumonisina. Será estudado também o desenvolvimento de método molecular de detecção direta (sem necessidade de cultivo) para monitoramento de A niger produtores de micotoxinas. (AU)
Publicações científicas
(5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRANTI, LARISSA DE SOUZA;
FUNGARO, MARIA HELENA P.;
MASSI, FERNANDA PELISSON;
DA SILVA, JOSUE JOSE;
SILVA PENHA, RAFAEL ELIAS;
FRISVAD, JENS CHRISTIAN;
TANIWAKI, MARTA HIROMI;
IAMANAKA, BEATRIZ THIE.
Diversity of Aspergillus section Nigri on the surface of Vitis labrusca and its hybrid grapes.
International Journal of Food Microbiology,
v. 268,
p. 53-60,
MAR 2 2018.
Citações Web of Science: 3.
FUNGARO, MARIA HELENA P.;
FERRANTI, LARISSA S.;
MASSI, FERNANDA P.;
DA SILVA, JOSUE J.;
SARTORI, DANIELE;
TANIWAKI, MARTA H.;
FRISVAD, JENS C.;
IAMANAKA, BEATRIZ T.
Aspergillus labruscus sp nov., a new species of Aspergillus section Nigri discovered in Brazil.
SCIENTIFIC REPORTS,
v. 7,
JUL 24 2017.
Citações Web of Science: 5.
MASSI, FERNANDA PELISSON;
SARTORI, DANIELE;
FERRANTI, LARISSA DE SOUZA;
IAMANAKA, BEATRIZ THIE;
TANIWAKI, MARTA HIROMI;
CARNEIRO VIEIRA, MARIA LUCIA;
PELEGRINELLI FUNGARO, MARIA HELENA.
Data on the presence or absence of genes encoding essential proteins for ochratoxin and fumonisin biosynthesis in Aspergillus niger and Aspergillus welwitschiae.
DATA IN BRIEF,
v. 7,
p. 704-708,
JUN 2016.
Citações Web of Science: 2.
MASSI, FERNANDA PELISSON;
SARTORI, DANIELE;
FERRANTI, LARISSA DE SOUZA;
IAMANAKA, BEATRIZ THIE;
TANIWAKI, MARTA HIROMI;
CARNEIRO VIEIRA, MARIA LUCIA;
PELEGRINELLI FUNGARO, MARIA HELENA.
Prospecting for the incidence of genes involved in ochratoxin and fumonisin biosynthesis in Brazilian strains of Aspergillus niger and Aspergillus welwitschiae.
International Journal of Food Microbiology,
v. 221,
p. 19-28,
MAR 16 2016.
Citações Web of Science: 15.