Busca avançada
Ano de início
Entree

O projeto brasileiro do guitarrista Heraldo do Monte

Processo: 13/14803-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2013 - 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Hermilson Garcia Do Nascimento
Beneficiário:Hermilson Garcia Do Nascimento
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Etnomusicologia  Música popular  Música instrumental  Guitarra 

Resumo

Quando a guitarra elétrica é tratada no contexto da pesquisa etnomusicológica ou no campo dos estudos culturais o que de imediato salta é o sentido emblemático que o instrumento adquire a partir dos anos de 1960: carro-chefe da música pop e rock, também protagonista de uma sonoridade de apelo jovem presente em um vasto repertório de músicas populares dos vários cantos do mundo. No caso brasileiro, no entanto, ela assume contornos simbólicos ainda mais interessantes, particulares a uma cultura musical que tem no violão o seu 'legítimo' representante. Heraldo do Monte é o nome mais significativo quando se trata da formulação de um projeto brasileiro de guitarra elétrica. A participação no Quarteto Novo e o alinhamento com o Nacional-Popular dos anos '60 impulsionam sua construção de um sotaque brasileiro e especialmente nordestino, que pretendo verificar em sua obra fonográfica. A análise integrada dos planos textual e contextual busca dar respostas musicológicas acerca de como o músico codifica musicalmente essa brasilidade ao longo de sua extensa carreira, aparentemente de modo cada vez menos conflitante entre a "autonomia" (na contradição) cultural brasileira e a assimilação de conquistas musicais da cultural feita universal, válidas ao seu imaginário de Brasil. (AU)