Busca avançada
Ano de início
Entree

The scientific and legal status of parental alienation. (fapesp-uc davis 2013)

Resumo

A "alienação parental" ocorre quando a criança é isolada psicologicamente de um dos pais ou cuidadores, tipicamente no contexto judicial de disputa de guarda ou divórcio. A implicação resultante é que um dos pais realizou "uma lavagem cerebral" da criança no sentido de temer ou odiar o outro pai. Uma acusação de alienação parental é particularmente controversa quando há alegações de maus-tratos no caso. O objetivo desse projeto consiste em conduzir uma pesquisa inicial sobre o status científico e legal do conceito de alienação parental conforme aplicado no sistema de justiça brasileiro e americano. O Brasil foi o primeiro país a ter uma legislação sobre alienação parental. A diferença entre os dois países permite um experimento natural para examinar as ramificações do reconhecimento legal de alienação parental. Apesar do uso do conceito de alienação parental no judiciário, a comunidade científica e clínica amplamente reconhecem ser a alienação parental um tema pouco pesquisado. Nossa proposta envolve: 1) Rever a literatura cientifica e legal relevante à alienação parental; 2) Conduzir pesquisas de levantamento sobre o uso e a compreensão de psicólogos sobre tais pesquisas, incluindo a pesquisa sobre revelações de abuso sexual e falsas memórias/sugestionabilidade no judiciário brasileiro e americano; 3) Realizar análises qualitativas de casos de litígio familiar para acrescentar a compreensão dos efeitos do conceito de alienação parental nas famílias... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRIOLO-FILHO, SIDNEI; GOLDFARB, DEBORAH; SHESTOWSKY, DONNA; SAMPANA, JANELLE; WILLIAMS, LUCIA C. A.; GOODMAN, GAIL S. Judgments regarding parental alienation when parental hostility or child sexual abuse is alleged. JOURNAL OF CHILD CUSTODY, v. 15, n. 4, SI, p. 302-329, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.