Busca avançada
Ano de início
Entree

Frequência alimentar e avaliação da presença de adultos como fator indutor de metamorfose na larvicultura do camarão-da-amazônia Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862)

Resumo

Atualmente a tecnologia de larvicultura do camarão-da-amazônia Macrobrachium amazonicum encontra-se bem desenvolvida. No entanto, são necessários novos estudos no sentido de aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção, para estimular a produção comercial no Brasil. A presente pesquisa tem por objetivos estudar o manejo alimentar com alimento vivo e inerte, visando maximizar o aproveitamento da dieta pelas larvas, assim como avaliar o efeito da presença de adultos no interior dos tanques de larvicultura como indutor de metamorfose. Serão realizados três experimentos no Laboratório de Crustáceos da UPD de Pirassununga (SP) como segue: Experimento 1 - Horário de alimentação com Artemia; Experimento 2 - Frequência de fornecimento de alimento inerte e Experimento 3 - Influência da presença de camarões adultos no interior dos tanques de larvicultura como fator indutor da metamorfose. Os tratamentos testados em cada experimento serão: Experimento 1 - Fornecimento de Artemia às 07:30 (T1), 12:00 (T2) e 16:30h (T3); Experimento 2 - Arraçoamento às 08:00 e 17:00 h (T1), às 08:00, 12:30 e 17:00h (T2) e 08:00, 11:00, 14:00 e 17:00 h (T3); Experimento 3 - Ciclo completo sem presença de adultos (T1-controle), adultos em contato com a água de cultivo a partir do sexto estágio larval (T2), adultos em contato com a água de cultivo a partir do nono estágio larval (T3). O delineamento de cada experimento será inteiramente casualizado com três tratamentos e cinco réplicas. Em cada tratamento para os três experimentos serão comparados o tempo de desenvolvimento larval, o crescimento, a sobrevivência, a produtividade, o peso úmido e o ganho de peso das larvas e pós-larvas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, THAIS MONTEIRO; BOOCK, MARCELLO VILLAR; BARROS, HELENICE PEREIRA; DE ALMEIDA MARQUES, HELCIO LUIS. ASPECTS OF FOOD MANAGEMENT ON AMAZON RIVER PRAWN LARVICULTURE PHASE. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA, v. 44, n. 3 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.