Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resposta imune específica e identificação de epitopos do HIV-1 em indivíduos infectados pelo HIV-1 progressores lentos para AIDS e controladores de elite

Resumo

A pandemia do HIV/aids é a mais importante das últimas décadas, tendo infectado mais de 60 milhões e matado mais de 25 milhões de indivíduos, a maioria delas em países em desenvolvimento. Obter uma vacina contra o HIV ou novas formas de tratamento eficazes em todas as regiões do mundo é uma prioridade global. Porém, o principal obstáculo é a enorme variabilidade genética do vírus. Os indivíduos não progressores por longo tempo (LTNP) ou progressores lentos (PLs) e os controladores de elite (CE) constituem cerca de 1-5% do total de infectados e permanecem assintomáticos, livres da progressão para aids por mais de 8-10 anos, com números de células T CD4+ estáveis e acima de 500 céls./mm3, sem antirretrovirais, e por isso são considerados "indivíduos-chave" no estudo de correlatos de proteção / vacinas anti-HIV. Os fatores que determinam a não progressão ou progressão lenta e o papel das células T reguladoras nesses indivíduos não estão totalmente esclarecidos e têm sido pouco estudados em nosso país. As respostas de células T contra o HIV têm um papel fundamental no controle imune do vírus e nas estratégias vacinais, profiláticas ou terapêuticas. Considerando que as principais vacinas em estudo baseiam-se na indução de respostas de células T contra epitopos do HIV de subtipo B, é importante definir os epitopos reconhecidos pelas células T de indivíduos brasileiros e estudar a reatividade cruzada entre epitopos de diferentes subtipos do HIV circulantes no Brasil, avaliando o efeito da variabilidade viral sobre o reconhecimento de epitopos do HIV por células T. Neste estudo, temos como objetivos: A) caracterizar uma coorte de indivíduos HIV-1+ PLs e CE, quanto ao perfil epidemiológico, clínico e laboratorial; B) caracterizar a subpopulação de células Treg e avaliar a sua influência na ativação celular nesses indivíduos; C) identificar epitopos imunodominantes do HIV-1 reconhecidos pelas células T de PLs/CE, e determinar o fenótipo de superfície (CD4+ ou CD8+) das células T implicadas; D) estudar a reatividade cruzada entre os epitopos B, BBr, C e F de isolados brasileiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTOVANI, NATHALIA; DEFELICIBUS, ALEXANDRE; DA SILVA, ISRAEL TOJAL; CICERO, MAIRA FERREIRA; SANTANA, LUIZ CLAUDIO; ARNOLD, RAFAEL; DE CASTRO, DANIELA FUNAYAMA; SANZ DURO, RODRIGO LOPES; NISHIYAMA-JR, MILTON YUTAKA; MEIRELLES JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, INACIO LOIOLA; et al. Latency-associated DNA methylation patterns among HIV-1 infected individuals with distinct disease progression courses or antiretroviral virologic response. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (13/06584-4, 20/10396-2, 13/02652-5, 14/09623-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.