Resumo
No projeto anterior "Princípios com potencial anti-Leishmania em espécies vegetais da Mata Atlântica: avaliação, isolamento e caracterização molecular" foi avaliado o potencial terapêutico de extratos de plantas medicinais oriundas da Mata Atlântica no tratamento da leishmaniose visceral e tegumentar. Desta forma foram selecionadas diversas espécies vegetais com potencial para a descoberta de substâncias anti-Leishmania através do estudo da eficácia in vitro de extratos, frações e substâncias puras obtidas de espécies vegetais coletadas na Mata Atlântica contra formas promastigotas e amastigotas de Leishmania chagasi e L. amazonensis. No presente projeto pretende-se dar continuidade ao isolamento de substâncias responsáveis pela atividade detectada nos extratos, através de fracionamento biomonitorado pelo ensaio de atividade anti-Leishmania, além de expandir a avaliação para outra atividade anti-parasitária em especial contra Trypanosoma cruzi, e avaliar também a atividade citotóxica frente à diversas linhagens de células tumorais. Adicionalmente pretende-se realizar ensaios específicos para definição do modo de ação das substâncias com comprovada atividade anti-parasitária com relação ao parasita, em especial avaliação ao poro de membrana e estudos ultraestruturais, e para as que apresentarem atividade anti-tumoral serão realizados ensaios específicos para definição do mecanismo de ação e efeito sobre processos metabólicos relacionados com o desenvolvimento do câncer.Para o isolamento e caracterização molecular dos princípios ativos presentes no extrato serão realizados os fracionamentos cromatográficos, utilizando-se diversas técnicas de separação seguido de análises espectroscópicas para a determinação estrutural das substâncias bioativas. Desta forma, o presente projeto pretende acrescentar novos compostos com comprovada atividade anti-parasitária ao restrito arsenal terapêutico, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de novos fármacos para estas doenças negligenciadas, além de apresentar novos protótipos de fármacos que possam ser utilizados na terapia do câncer. (AU)
Publicações científicas
(6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL-BAROLI, ADRIANA;
LAGO, JOAO HENRIQUE G.;
DE ALMEIDA, CRISTINA V.;
DE ALMEIDA, MARCILIO;
SCOTTI, MARCUS TULLIUS;
LEONE, GABRIELA F.;
SOARES, MARISI G.;
CAVALARI, ALINE A.;
SARTORELLI, PATRICIA.
Variability in essential oil composition produced by micropropagated (in vitro), acclimated (ex vitro) and in-field plants of Ocimum basilicum (Lamiaceae).
INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS,
v. 86,
p. 180-185,
AUG 2016.
Citações Web of Science: 3.
BOU, DIEGO D.;
DOS SANTOS, AUGUSTO L.;
FIGUEIREDO, CARLOS R.;
FARIAS, CAMYLA F.;
MATSUO, ALISSON L.;
KITAMURA, RODRIGO O. S.;
GIMENES, LEILA;
LAGO, JOAO H. G.;
SARTORELLI, PATRICIA.
Dinor Casearin X, a New Cytotoxic Clerodane Diterpene from Casearia sylvestris.
Journal of the Brazilian Chemical Society,
v. 26,
n. 8,
p. 1725-1729,
AUG 2015.
Citações Web of Science: 3.
MORAIS, THIAGO R.;
DA COSTA-SILVA, THAIS A.;
TEMPONE, ANDRE G.;
BORBOREMA, SAMANTA ETEL T.;
SCOTTI, MARCUS T.;
DE SOUSA, RAQUEL MARIA F.;
ARAUJO, ANA CAROLINA C.;
DE OLIVEIRA, ALBERTO;
DE MORAIS, SERGIO ANTONIO L.;
SARTORELLI, PATRICIA;
LAGO, JOAO HENRIQUE G.
Antiparasitic Activity of Natural and Semi-Synthetic Tirucallane Triterpenoids from Schinus terebinthifolius (Anacardiaceae): Structure/Activity Relationships.
Molecules,
v. 19,
n. 5,
p. 5761-5776,
MAY 2014.
Citações Web of Science: 8.