Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de sistemas orgânicos e inorgânicos correlacionados

Processo: 13/16266-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2013 - 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Lygia Christina de Moura Walmsley
Beneficiário:Lygia Christina de Moura Walmsley
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades magnéticas  Propriedades elétricas  Dielétricos  Espectroscopia de ressonância de spin eletrônica 

Resumo

O objetivo deste trabalho é prosseguir com o estudo de propriedades de transporte e magnéticas de sistemas orgânicos e inorgânicos correlacionados. Pretendemos seguir com o estudo das polianilinas dopadas com plastificantes e do BiMn2O5 e estudar monocristais de Fe3O2BO3 e Ba0.96K0.04BiO3. Nas polianilinas dopadas (protonadas) com plastificantes obtidas de colaboração com o CEA de Grenoble, nossos trabalhos recentes deixaram em evidência a alta orientação desses filmes automontados, tanto nas propriedades elétricas quanto magnéticas, além de identificação de ferromagnetismo fraco intrínsico. No BiMn2O5 o estudo sistemático da influência das condições de síntese, tratamento térmico e "poling" sobre as propriedades dielétricas e sobre o espectro de Ressonância de Spin Eletrônico (RSE) devido à vacâncias de oxigênio, permitirá entender melhor as propriedades dielétricas acima da temperatura de ordenamento ferroelétrico (38K). No Fe3O2BO3 estamos interessados em observar nas propriedades de transporte (resistividade, curvas IxV e VxI ) as assinaturas do transporte devido ao condensado de Ondas de densidade de carga (CDW) já que esses ordenamentos de carga foram identificados por espectroscopia Mössbauer e a dimerização observada por medidas de raios-X. No monocristal Ba0.96K 0.04BiO3 que mantém a mesma estrutura monoclínica do BaBiO3 distorções da rede compatíveis com um ordenamento de carga Bi3+- Bi5+, dão origem a uma CDW que abre um gap de Peierls no nível de Fermi. Portanto o estudo da resistividade, constante dielétrica e a identificação das características CDW, bem como a comparação com o Fe3O2BO3 será objetivo do nosso estudo. Medida magnéticas e de RSE em colaboração serão realizadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, E. C.; FREITAS, D. C.; FIER, I.; FERNANDES, J. C.; CONTINENTINO, M. A.; DE OLIVEIRA, A. J. A.; WALMSLEY, L. Current controlled negative differential resistance behavior in Co2FeO2BO3 and Fe3O2BO3 single crystals. JOURNAL OF PHYSICS AND CHEMISTRY OF SOLIDS, v. 90, p. 65-68, MAR 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.