Busca avançada
Ano de início
Entree

Dispersões aquosas de agregados anfifílicos de interesse biológico: estudo de estruturas e interações

Processo: 13/14419-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2013 - 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Maria Teresa Moura Lamy
Beneficiário:Maria Teresa Moura Lamy
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Cíntia Cristina de Vequi Suplicy ; Evandro Luiz Duarte ; Kaline Rabelo Coutinho
Assunto(s):Biofísica  Fluidos complexos  Agregados anfifílicos  Calorimetria  Fluorescência 

Resumo

Este projeto é constituído por vários estudos a serem desenvolvidos no Grupo de Biofísica do IFUSP, sob minha orientação ou supervisão. Eles envolvem desde pesquisa básica, como o estudo físico-químico de dispersões lipídicas aniônicas à baixa força iônica, e caracterização de moléculas usadas como sondas estruturais de agregados anfifílicos, até projetos mais aplicados, onde estudamos a interação de material genético, peptídeos bio-ativos e fármacos com modelos de membranas celulares. Utilizaremos diferentes técnicas espectroscópicas e de espalhamento, em particular, ressonância paramagnética eletrônica, fluorescência do estado estacionário e resolvida no tempo, espalhamento de luz e espalhamento de raios-X a baixo ângulo, para compreender a estrutura dos agregados e suas variações em função de diferentes parâmetros, como temperatura, concentração, força iônica e pH do meio. Para monitorar as transições de fase dos agregados anfifílicos, e dos complexos formados por estes agregados e diferentes moléculas interagentes, além das técnicas espectroscópicas e de espalhamento, usaremos a calorimetria diferencial de varredura. Os sistemas serão também caracterizados por propriedades de transporte, como viscosidade, condutividade e mobilidade eletroforética. Esta última permitindo a estimativa do potencial de superfície dos agregados, para caracterização de sistemas carregados. O presente projeto propõe estudos científicos básicos, físico-químicos, mas também busca a melhor compreensão da ação biológica de várias moléculas, a relação entre estrutura e função, com o objetivo de sermos capazes de colaborar no desenvolvimento de novos fármacos e/ou vacinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASUKAWA, MARCOS K.; VEQUI-SUPLICY, CINTIA C.; DUARTE, EVANDRO L.; LAMY, M. TERESA. A closer look into laurdan as a probe to monitor cationic DODAB bilayers. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY A-CHEMISTRY, v. 376, p. 238-246, MAY 1 2019. Citações Web of Science: 0.
ENOKI, THAIS A.; MOREIRA-SILVA, ISABELA; LORENZON, ESTEBAN N.; CILLI, EDUARDO M.; PEREZ, KATIA R.; RISKE, KARIN A.; TERESA LAMY, M. Antimicrobial Peptide K-0-W-6-Hya1 Induces Stable Structurally Modified Lipid Domains in Anionic Membranes. Langmuir, v. 34, n. 5, p. 2014-2025, FEB 6 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.