Busca avançada
Ano de início
Entree

A imunidade anti-tuberculose em humanos dependentes de IFN-y e mediada pela NADPH oxidase dos fagócitos

Processo: 13/50303-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2013 - 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Convênio/Acordo: ANR - Blanc
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Antonio Condino Neto
Pesq. responsável no exterior: Jacinta Bustamante
Instituição no exterior: Université Paris Descartes - Paris 5, França
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia clínica  Interferon gama  NADPH oxidase  Granulócitos  Macrófagos  Monócitos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clinica Medica

Resumo

Nós hipotetizamos que a expressão constitutiva de um ou mais componentes do sistema NAPDH oxidase e a função de todo o complexo NADPH oxidase é dependente do IFN-gama em macrófagos humanos e provavelmente em células dendríticas. Assim, erros inatos das respostas do IFN-gama em pacientes com Susceptibilidade Mendeliana a Micobacterioses (MSMD) com deficiência do IFNGR resultariam na expressão defeituosa de um ou mais componentes do sistema NADPH oxidase em macrófagos, resultando na diminuição da atividade do "burst" oxidativo nestas células e susceptibilidade ao BCG e ao M. tuberculosis nestes pacientes com MSMD. A atividade normal do "burst" oxidativo em granulócitos e monócitos dos pacientes com MSMD devido à deficiência no IFNGR protegeria-os contra outras bactérias e fungos, explicando a não ocorrência das infecções típicas observadas em pacientes com CGD. Portanto, o objetivo principal do presente projeto é o de identificar os principais genes alvos anti-micobacterianos na via de ativação do IFNGR, incluindo um ou mais genes codificadores de componentes da NADPH oxidase, pelo menos para a imunidade contra BCG e M. tuberculosis. Para testar esta hipótese nós avaliaremos células primárias de pacientes com MSMD (tais como granulócitos, monócitos e macrófagos), células EBV B, macrófagos derivados de monócitos (MDMs), e células dendríticas. Nosso projeto é altamente inovador e está baseado em evidências preliminares promissoras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHIMKE, LENA F.; HIBBARD, JAMES; MARTINEZ-BARRICARTE, RUBEN; KHAN, TAJ ALI; CAVALCANTE, RICARDO DE SOUZA; DE OLIVEIRA JUNIOR, EDGAR BORGES; FRANCA, TABATA TAKAHASHI; IQBAL, ASIF; YAMAMOTO, GUILHERME; ARSLANIAN, CHRISTINA; et al. Paracoccidioidomycosis Associated With a Heterozygous STAT4 Mutation and Impaired IFN-gamma Immunity. Journal of Infectious Diseases, v. 216, n. 12, p. 1623-1634, . (13/50303-0)
OLIVEIRA-CORTEZ, A.; MELO, A. C.; CHAVES, V. E.; CONDINO-NETO, A.; CAMARGOS, P.. Do HLA class II genes protect against pulmonary tuberculosis? A systematic review and meta-analysis. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL MICROBIOLOGY & INFECTIOUS DISEASES, v. 35, n. 10, p. 1567-1580, . (13/50303-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.