Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteoma em células do cumulus: identificação de biomarcadores de sucesso para técnicas de reprodução humana assistida

Processo: 13/50052-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de dezembro de 2013 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Edson Borges Junior
Beneficiário:Edson Borges Junior
Empresa Sede:Embriofert Clínica Médica Hospitalar Ltda
Município: São Paulo
Assunto(s):Biomarcadores  Fertilização in vitro  Proteoma  Oócitos  Cumulus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcadores | Celulas Do Cumulus | Fertilizacao In Vitro | Oocito | Proteoma

Resumo

A seleção de um embrião com alto potencial de implantação tem sido o maior desafio da reprodução humana assistida (RHA). A seleção embrionária tem se baseado em parâmetros morfológicos do embrião, como a taxa de clivagem, grau de fragmentação e formação de blastocisto. Entretanto, esta valor preditivo desta seleção é limitado. Com a emergência de novas tecnologias disponíveis, os "omics", biomarcadores de sucesso para técnicas de RHA tem sido identificados, tanto para embriões como para gametas. O estudo no próprio oócito Inviabiliza o seu uso para fins clínicos, assim, estudos tem sido realizados nas células que rodeiam o oócito, denominadas células do cumulus (CC). O oócito e as CC crescem e se desenvolvem de uma maneira dependente, junções gap e fatores de sinalização parácrina fazem esta Interação. Biomarcadores nas CC podem ser utilizados para predizer a qualidade oocitária e embrionária. A síntese proteica é a principal resposta à expressão gênica e é diretamente ligada ao fenótipo das células. Na análise proteômica é possível Identificar diferentes proteínas em CC de oócitos que levarão a bons embriões, implantação e gravidez. O equipamento espectrômetro de massas permite a identificação de um maior número de proteínas em uma menor quantidade de massa celular. Entretanto, existem poucos trabalhos na literatura que abordam o perfil proteico de células foliculares. Este projeto tem o propósito de estudar as CC coletadas a partir da denudação do oócito em RHA e fazer a análise do proteoma em LC-MS/MS, identificando biomarcadores que irão predizer oócitos viáveis para uma fertilização in vitro e embriões com potencial de implantação e gravidez. Os resultados desta pesquisa podem acrescentar ferramentas para a seleção e transferência de um único embrião viável para implantação, diminuindo os custos com outros ciclos de tratamento e taxas de gestação múltipla, sendo esta de grande risco para a paciente e para os bebes. Além de a pesquisa aumentar o conhecimento científico da fisiologia ovariana sob o estímulo ovariano controlado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA FERREIRA BRAGA, DANIELA PAES; SETTI, AMANDA SOUZA; LO TURCO, EDSON GUIMARES; CORDEIRO, FERNANDA BERTUCCEZ; CABRAL, ELAINE CRISTINA; CORTEZZI, SYLVIA SANCHES; ONO, ERIKA; SAVIO FIGUEIRA, RITA CASSIA; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; BORGES, JR., EDSON. Protein expression in human cumulus cells as an indicator of blastocyst formation and pregnancy success. JOURNAL OF ASSISTED REPRODUCTION AND GENETICS, v. 33, n. 12, p. 1571-1583, . (13/50052-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.