Resumo
RESUMOO papel das espécies reativas de oxigênio (ERO) na carcinogênese de vários tecidos já é bem descrito, porém, a fonte produtora dessas moléculas no câncer de mama permanece controversa. As células do nosso organismo normalmente produzem ERO como subproduto de reações catalisadas pelas enzimas xantina oxidase, ciclooxigenase, dentre outras e através do escape de elétrons da cadeia de transporte mitocondrial, porém, existem enzimas cuja única função é a produção de ERO, denominadas NADPH Oxidases (NOX). O aparecimento de trabalhos correlacionando a atividade dessas enzimas ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer são recentes, e até o momento não existem estudos publicados demonstrando a participação dessas enzimas em modelos que sabidamente são fatores de risco para o câncer de mama, como a exposição ao estrogênio. Pretendemos com esse trabalho demonstrar que o estresse oxidativo induzido pelo estrogênio em células epiteliais mamárias não depende só das ERO geradas durante a metabolização desse hormônio, mas também do aumento da expressão das NOX, além de tentar elucidar as consequências funcionais desse evento através da avaliação de danos oxidativos ao DNA e mecanismos relacionados a sobrevivência e morte celular. Com isso, avançaremos no entendimento dos mecanismos moleculares da doença, o que pode ser útil futuramente para o desenvolvimento de novas abordagens de terapêutica e prevenção do câncer de mama. (AU)
Publicações científicas
(4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VASCONCELOS, RENATA PRADO;
PEIXOTO, MILENA SIMOES;
DE OLIVEIRA, KECIANY ALVES;
FREITAS FERREIRA, ANDREA CLAUDIA;
COELHO-DE-SOUZA, ANDRELINA NORONHA;
CARVALHO, DENISE P.;
DE OLIVEIRA, ARICLECIO CUNHA;
FORTUNATO, RODRIGO S.
Sex differences in subcutaneous adipose tissue redox homeostasis and inflammation markers in control and high-fat diet fed rats.
APPLIED PHYSIOLOGY NUTRITION AND METABOLISM,
v. 44,
n. 7,
p. 720-726,
JUL 2019.
Citações Web of Science: 1.
FORTUNATO, RODRIGO S.;
GOMES, LUCIANA R.;
MUNFORD, VERIDIANA;
PESSOA, CAROLINA FITTIPALDI;
QUINET, ANNABEL;
HECHT, FABIO;
KAJITANI, GUSTAVO S.;
MILITO, CRISTIANE BEDRAN;
CARVALHO, DENISE P.;
MARTINS MENCK, CARLOS FREDERICO.
DUOX1 Silencing in Mammary Cell Alters the Response to Genotoxic Stress.
OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY,
2018.
Citações Web of Science: 2.
LERNER, LETICIA K.;
FRANCISCO, GUILHERME;
SOLTYS, DANIELA T.;
ROCHA, CLARISSA R. R.;
QUINET, ANNABEL;
VESSONI, ALEXANDRE T.;
CASTRO, LIGIA P.;
DAVID, TAYNAH I. P.;
BUSTOS, SILVINA O.;
STRAUSS, BRYAN E.;
GOTTIFREDI, VANESA;
STARY, ANNE;
SARASIN, ALAIN;
CHAMMAS, ROGER;
MENCK, CARLOS F. M.
Predominant role of DNA polymerase eta and p53-dependent translesion synthesis in the survival of ultraviolet-irradiated human cells.
Nucleic Acids Research,
v. 45,
n. 3,
p. 1270-1280,
FEB 2017.
Citações Web of Science: 11.