Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de biomarcadores de hemólise de concentrados de hemácias administrados por dispositivos de infusão eletrônicos e manuais

Resumo

A transfusão de concentrado de hemácias é intervenção terapêutica amplamente utilizada, porém requer indicação e monitoramento cautelosos devido à possibilidade de reações e eventos adversos. A presença de reação hemolítica não imune durante a terapêutica transfusional é alvo de crescente preocupação, podendo ser desencadeada por inúmeras etiologias, dentre elas, por trauma mecânico decorrente da passagem do sangue por dispositivos de infusão. Poucas e divergentes são as evidências que respaldam a eficácia e segurança de dispositivos de infusão manuais e eletrônicos na administração de concentrado de hemácias, devido aos possíveis danos que a ação mecânica gerada por gotejadores e pinças rolete de equipos gravitacionais de microgotas, por aparelhos pressurizadores ou por sistemas de propulsão e pressão positiva de bombas de infusão possam ocasionar nos eritrócitos, acarretando níveis de hemólise capazes de gerar consequências deletérias ao paciente. Deste modo, este estudo experimental tem como objetivo verificar o nível de hemólise de concentrados de hemácias administrados por equipos de gotas e microgotas de controle manual, bombas de infusão com mecanismo peristáltico e de cassete, em diferentes velocidades de infusão e por um sistema pressurizador inflável sob pressão de 300 mmHg. A coleta e análise dos dados será realizada em laboratório da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e análises laboratoriais complementares serão realizadas no hemocentro Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), após receber a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob número 56518. A amostra da pesquisa será composta por bolsas de concentrado de hemácias que seriam designadas ao descarte e incineração, devido a excedente de estoque e proximidade de expiração do prazo de validade. Serão mimetizadas situações da prática clínica de enfermagem, em especial no cuidado do neonato e criança submetidos à terapia de transfusão. Cada fração de concentrado de hemácias submetido aos dispositivos de infusão manuais e eletrônicos passará por biometrias de controle e experimentais para análise dos seguintes biomarcadores de hemólise: potássio, hemoglobina livre, porcentagem de hemólise, haptoglobina e desidrogenase lática. As variáveis de estudo serão analisadas segundo média aritmética, desvio-padrão e análise de variância, com nível de significância de 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PARDO, LARISSA PEREZ; KUSAHARA, DENISE MIYUKI; DE OLIVEIRA PIRES, MARIA PAULA; SILVA NANI, LUIZ AUGUSTO; MACHADO AVELAR, ARIANE FERREIRA; SORGINI PETERLINI, MARIA ANGELICA; GONCALVES PEDREIRA, MAVILDE LUZ. Effects of Blood Transfusion Sets on Red Blood Cell Hemolysis. JOURNAL OF INFUSION NURSING, v. 42, n. 6, p. 303-310, NOV-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
ANA MARIA MIRANDA MARTINS WILSON; MARIA ANGÉLICA SORGINI PETERLINI; MAVILDE DA LUZ GONÇALVES PEDREIRA. Hemolysis risk after packed red blood cells transfusion with infusion pumps. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 26, p. -, 2018.
MIRANDA MARTINS WILSON, ANA MARIA; SORGINI PETERLINI, MARIA ANGELICA; GONCALVES PEDREIRA, MAVILDE DA LUZ. Infusion pumps and red blood cell damage in transfusion therapy: an integrative revision of the academic literature. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.