Busca avançada
Ano de início
Entree

Clima, ambiente urbano e qualidade de vida: um estudo sobre riscos e sustentabilidade na cidade de São Paulo

Resumo

O projeto de pesquisa proposto filia-se ao debate interdisciplinar atual sobre cidades, clima e sustentabilidade e envolve um estudo sobre risco, percepção e governança na cidade de São Paulo. A capital paulista reúne as principais características de um ambiente urbano e exemplifica, na prática, os problemas e desafios colocados aos gestores e à população residente, como ocupação de margens de rios e encostas, saneamento básico insuficiente, trânsito e poluição, que trazem impactos significativos à qualidade de vida. Se considerados os modelos e projeções sobre mudanças ambientais para São Paulo, é possível inferir que as questões climáticas podem trazer um conjunto de perigos que agravaria esses problemas e potencializaria os riscos aos quais a população está exposta. Considerando esse contexto, este projeto envolve um estudo em dois níveis de análise. No nível mais amplo, busca-se compreender como os stakeholders da ciência, da política e da sociedade civil percebem os riscos associados às mudanças ambientais e ao clima na esfera local e como pensam a capacidade de proteção e adaptação da cidade, bem como a atribuição de responsabilidades e ações. No segundo nível, ao buscar analisar com detalhamento como os indivíduos compreendem suas vulnerabilidades em um contexto de eventos extremos e como estão dispostos a mudar seus hábitos de vida, o projeto envolve estudo em profundidade em um bairro paulistano. Os resultados serão confrontados com trabalhos científicos atuais dentro de uma perspectiva crítica sobre percepções, comportamentos e governança, buscando trazer contribuições ao debate teórico sobre riscos e incertezas e desenvolver instrumentos para aferir percepções, comunicar riscos e pensar a elaboração compartilhada de políticas públicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA MARQUES DI GIULIO; MARIA DA PENHA VASCONCELLOS; WANDA MARIA RIZZO GÜNTHER; HELENA RIBEIRO; JOÃO VICENTE DE ASSUNÇÃO. Percepção de risco: um campo de interesse para a interface ambiente, saúde e sustentabilidade. Saúde e Sociedade, v. 24, n. 4, p. 1217-1231, . (13/17665-5)
GABRIELA MARQUES DI GIULIO; ANA MARIA BEDRAN MARTINS; MARIA CARMEN LEMOS. Adaptação climática: Fronteiras do conhecimento para pensar o contexto brasileiro. Estudos avançados, v. 30, n. 88, p. 25-41, . (14/50313-8, 13/17665-5)
DI GIULIO, GABRIELA MARQUES; BARBIERI BEDRAN-MARTINS, ANA MARIA; VASCONCELLOS, MARIA DA PENHA; RIBEIRO, WAGNER COSTA; LEMOS, MARIA CARMEN. Mainstreaming climate adaptation in the megacity of Sao Paulo, Brazil. CITIES, v. 72, n. B, p. 237-244, . (13/17665-5, 14/50313-8)
DI GIULIO, GABRIELA MARQUES; BARBIERI BEDRAN-MARTINS, ANA MARIA; VASCONCELLOS, MARIA DA PENHA; RIBEIRO, WAGNER COSTA; LEMOS, MARIA CARMEN. Mainstreaming climate adaptation in the megacity of Sao Paulo, Brazil. CITIES, v. 72, p. 8-pg., . (13/17665-5, 14/50313-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: