Busca avançada
Ano de início
Entree

Inquérito domiciliar de saúde: monitoramento da tendência e da desigualdade social no padrão alimentar da população

Resumo

Monitorar a tendência e a desigualdade social do padrão de consumo alimentar e do estado nutricional da população é essencial em um país que convive com um dos mais elevados índices de concentração de renda e enfrenta uma realidade marcada por extremos, de carências e excessos, relacionados ao campo da alimentação e nutrição. Este projeto objetiva a realização de um inquérito de consumo alimentar e de estado nutricional da população residente na área urbana do município de Campinas, SP. Trata-se de uma pesquisa de corte transversal de base populacional cuja amostra de 3000 indivíduos será tomada em conglomerados e em dois estágios. O tamanho mínimo estimado é de 1.000 entrevistas para cada um dos três domínios de idade: adolescentes, adultos e idosos. O conteúdo do questionário incluirá tópicos sobre peso e altura, percepção corporal, práticas para a perda de peso, frequência de ingestão de alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável e autoavaliação da qualidade da dieta. O consumo alimentar será estimado por meio de um recordatório alimentar de 24 horas (R24h) e medidas de peso e altura serão tomadas em uma subamostra para análise de validação. Os entrevistadores serão preferencialmente graduandos de curso de nutrição. Esta pesquisa será realizada na mesma amostra do inquérito ISACamp 2013, que coletará informações sobre múltiplas dimensões da saúde, de forma que o ISACamp-Nutri 2013 poderá utilizar todas as variáveis levantadas naquela pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARYNE SUMICO DE LIMA UYENO JORDÃO; DANIELA DE ASSUMPÇÃO; MARILISA BERTI DE AZEVEDO BARROS; ANTONIO DE AZEVEDO BARROS FILHO. VITAMIN E INTAKE AND FOOD SOURCES IN ADOLESCENT DIET: A CROSS-SECTIONAL POPULATION-BASED STUDY. Revista Paulista de Pediatria, v. 39, p. -, 2021.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Antonio de Azevedo Barros. Consumo inadequado de nutrientes por adolescentes do município de Campinas-SP : inquérito de base populacional. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.