Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto dos medicamentos imunobiológicos e da doença coronária na evolução de pacientes com artrite reumatóide: uma análise de custo-efetividade

Resumo

Pacientes Alvos: Paciente com o diagnóstico de artrite reumatóide de acordo com os critérios do Consenso Brasileiro de Artrite reumatóide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, em maiores de 18 anos, de ambos os sexos, tratados com drogas modificadoras da artrite reumatóide e agentes imunobiológicos anti-TNF alfa que tenham evoluído com doença cardiovascular aterosclerótica. Contexto Assistencial: Paciente atendido em regime ambulatorial e/ou hospitalar para tratamento e acompanhamento da artrite reumatóide ou hospitalar para tratamento do infarto agudo do miocárdio submetido à intervenção de revascularização cirúrgica ou percutânea. Intervenções estudadas: Uso do agente imunobiológico anti-TNF alfa no tratamento da artrite reumatóide. Intervenções controles: Esquema terapêutico associado ou não de DMARD`s, drogas modificadoras da artrite reumatóide, conforme consenso brasileiro de artrite reumatóide. Desfecho principal: Impacto da doença cardiovascular aterosclerótica na avaliação de custo-efetividade da artrite reumatóide tratada com agentes imunobiológicos anti-TNF alfa.Desfechos Secundários: Avaliar a prevalência dos eventos cardiovasculares isquêmicos em ambos os grupos de intervenção, avaliar os custos do tratamento medicamentoso para artrite reumatóide e dos custos do tratamento do evento cardíaco isquêmico.Medidas de desfecho: A análise econômica será realizada através da análise de custo-efetividade. Para medir a ocorrência dos eventos cardiovasculares serão utilizados a incidência de casos de infarto agudo do miocárdio entre aqueles em uso de drogas modificadoras da artrite reumatóide ou uso de anti - TNF alfa no período do estudo. Horizonte Temporal: Para o desfecho do agravo cardiológico serão avaliados os casos de infarto agudo do miocárdio em um horizonte temporal de 5 anos . Desenhos de estudos envolvidos no projeto: Estudos clínicos randomizados, duplo-cego e placebo controlados, Estudo de coorte, Estudo farmacoeconômico, Estudo de registro de terapêuticas biológicas, Estudo de metanálise, Estudo de base populacional e Estudo de revisão sistêmica da literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS GOMES, RAFAEL KMILIAUSKIS; ALBERS, ANA CAROLINA; PIANOWSKI SALUSSOGLIA, ANA ISADORA; BAZZAN, ANA MARIA; SCHREINER, LUANA CRISTINA; VIEIRA, MATEUS OLIVEIRA; DA SILVA, PATRICIA GIOVANA; MACHADO, PATRICIA HELENA; DA SILVA, CYNTHIA MARA; MATTOS, MAURO MARCELO; CUCE NOBRE, MOACYR ROBERTO. Prevalence of ischemic heart disease and associated factors in patients with rheumatoid arthritis in Southern Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, v. 57, n. 5, p. 412-418, SEP-OCT 2017. Citações Web of Science: 1.
RAFAEL KMILIAUSKIS SANTOS GOMES; FABIO ANTERO PIRES; MOACYR ROBERTO CUCE NOBRE; MAURICIO FELIPPI DE SÁ MARCHI; JENNIFER CRISTINA KOZECHEN RICKLI. Impact of rheumatoid arthritis in the public health system in Santa Catarina, Brazil: a descriptive and temporal trend analysis from 1996 to 2009. REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, v. 57, n. 3, p. -, Maio 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.