Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação de falhas de redes móveis em ambiente de nuvem

Resumo

A comunicação entre os diversos servidores em uma nuvem deve ser confiável (ou seja, resiliente a perdas e atrasos de mensagens), robusta (com modo de defeito conhecido e seguro) e necessariamente escalável. Além desses desafios, o uso da comunicação móvel é hoje uma realidade e tem substituído, com algumas vantagens, a cabeada. A combinação da computação móvel e o ambiente de nuvem amplia a necessidade de garantir os atributos de resiliência e robustez, mas algumas lacunas precisam ser resolvidas. Quanto à comunicação confiável é preciso entender se perdas e atrasos de mensagem apresentam o mesmo comportamento de outros ambientes conhecidos. O modelo de defeito precisa ser refinado, pois a perda de comunicação devido ao alcance e potência do sinal na rede móvel difere de outros ambientes de rede. A proposta do projeto é, de maneira experimental, caracterizar o modelo de falhas e o comportamento da rede móvel em ambiente de nuvem. Para isso a técnica de injeção de falhas será utilizada para emular perda e atrasos de mensagem e a comunicação em presença de falhas entre os nós, em carga normal e em sobrecarga. A mobilidade será emulada por software em um ambiente controlado. Como resultado esperado, o projeto trará contribuição para caracterizar as falhas características desse ambiente, o modelo de defeitos e o melhor entendimento do ambiente em presença de falhas. Esse resultado poderá retroalimentar a técnica de injeção de falhas, uma vez que a emulação poderá ser feita de maneira mais realista podendo melhorar a acurácia da emulação de futuros experimentos com base na técnica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URSINI, EDSON L.; MARTINS, PAULO S.; MORAES, REGINA L.; TIMOTEO, VARESE S. n-Steps ahead software reliability prediction using the Kalman filter. Applied Mathematics and Computation, v. 245, p. 116-134, OCT 15 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.