Busca avançada
Ano de início
Entree

Mamografia por emissão de pósitrons (PEM) na avaliação de pacientes com microcalcificações suspeitas

Processo: 13/09907-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2013 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Eduardo Nóbrega Pereira Lima
Beneficiário:Eduardo Nóbrega Pereira Lima
Instituição Sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diagnóstico precoce  Neoplasias mamárias  Microcalcificações  Mamografia  Tomografia por emissão de pósitrons 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mamografia | Microcalcificações | tomografia por emissão de pósitrons | Medicina Nuclear / Imagem da Mama

Resumo

Os métodos de imagem são de fundamental importância para o manejo de pacientes com câncer de mama, especialmente no diagnóstico precoce de lesões não-palpáveis. A mamografia ainda é o melhor método para avaliação das microcalcificações, que é a única manisfestação inicial em cerca de 30-50% dos cânceres de mama não palpáveis, especialmente nos carcinomas in situ. No entanto, a maioria das microcalcificações suspeitas detectadas na mamografia estão associadas a alterações benignas, gerando um grande número de procedimentos desnecessários. Nos últimos anos foi desenvolvido um aparelho específico para a obtenção de imagens de PET (tomografia por emissão de pósitrons) dedicado apenas para as mamas. Este método, denominado PEM (mamografia por emissão de pósitrons) tem demonstrado elevada acurácia diagnóstica para lesões mamárias primárias, incluindo os carcinomas in situ, com sensibilidade e especificidade de até 91% e 93%, respectivamente. O objetivo principal deste trabalho é avaliar a acurácia diagnóstica do PEM para identificação de câncer de mama em pacientes com microcalcificações suspeitas detectadas na mamografia. Para tal, serão estudadas pacientes com microcalcificações suspeitas na mamografia e indicação formal de biopsia. As pacientes que concordarem em participar do estudo através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido serão submetidas ao PEM em um aparelho específico. Os achados do PEM serão comparados com os achados da mamografia e resultados histopatológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BITENCOURT, ALMIR G. V.; LIMA, EDUARDO N. P.; MACEDO, BRUNA R. C.; CONRADO, JORGE L. F. A.; MARQUES, ELVIRA F.; CHOJNIAK, RUBENS. Can positron emission mammography help to identify clinically significant breast cancer in women with suspicious calcifications on mammography?. EUROPEAN RADIOLOGY, v. 27, n. 5, p. 1893-1900, . (13/09907-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.