Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ocorrência de paralisia diafragmática após esvaziamento cervical e sua implicação clínica no curto prazo

Processo: 13/11835-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2013 - 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:José Guilherme Vartanian
Beneficiário:José Guilherme Vartanian
Instituição-sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Otorrinolaringologia  Esvaziamento cervical  Nervo frênico  Paralisia respiratória  Testes de função respiratória 

Resumo

A lesão de nervo frênico é uma possível complicação das cirurgias de esvaziamento cervical que pode resultar em paralisia diafragmática. A possibilidade de complicações respiratórias deve ser sempre considerada após essas cirurgias, especialmente em pacientes com algum comprometimento prévio da função respiratória. Nas lesões unilaterais, mesmo assintomáticas, é um fator potencial para complicações pulmonares caso não seja diagnosticada precocemente e devidamente tratada. O Objetivo é avaliar a incidência de paralisia diafragmática após esvaziamento cervical, e sua possível implicação na função pulmonar no curto prazo nos pacientes tratados na instituição. Estudo prospectivo incluindo pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos a cirurgia de esvaziamento cervical que inclua os níveis III, IV e V com avaliação pré, pós-imediata e após 30 dias da cirurgia. A avaliação incluirá a realização de teste de força muscular respiratória (SNIP e pressão inspiratória máxima), ultrassonografia para avaliar a espessura e excursão do diafrágma e radiografia simples de tórax. Espera-se detectar a eventual ocorrência desta complicação na população de pacientes tratados na instituição e sua possível implicação clínica. Caso seja detectada esta alteração e ela se mostre clinicamente significativa, principalmente no pós-operatório imediato, medidas de prevenção e tratamento específico podem ser estabelecidas como rotina na instituição, com intuito de minimizar sua ocorrência e sequela. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA GALINDO SANTANA, ANNE FLAVIA; CARUSO, PEDRO; SANTANA, PAULIANE VIEIRA; LOPES MACHADO PORTO, GISLAINE CRISTINA; KOWALSKI, LUIZ PAULO; VARTANIAN, JOSE GUILHERME. Inspiratory muscle weakness, diaphragm immobility and diaphragm atrophy after neck dissection. EUROPEAN ARCHIVES OF OTO-RHINO-LARYNGOLOGY, v. 275, n. 5, p. 1227-1234, MAY 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.