Resumo
O conhecimento dos proteomas dos venenos das diversas espécies do gênero Bothrops é importante no sentido de que este gênero causa a maioria dos acidentes ofídicos no Brasil. Além de implicações ecológicas e taxonômicas, o conhecimento sobre a história natural e a composição de toxinas dos venenos é de fundamental importância para as vítimas de acidentes e para a seleção de espécimes para a preparação dos pools de venenos para a produção de antivenenos. O complexo Jararaca é formado pela espécie nominal B. jararaca, cuja distribuição abrange grande parte da porção continental do sudeste do país, bem como ilhas próximas da costa e pelas espécies estritamente insulares como B. insularis, B. alcatraz, além da recentemente descrita, B. otavioi. Venenos do gênero Bothrops causam um complexo quadro patológico, caracterizado por efeitos locais, e por efeitos sistêmicos sobre os sistemas hemostático e cardiovascular. Variações no proteoma/peptidoma dos venenos, relacionadas ao habitat, à idade ou sexo do animal, à dieta, intragênero e intraespécie, são características frequentemente reportadas na literatura. Apesar da grande quantidade de abordagens sistêmicas em toxinologia, pouco se conhece sobre o proteoma natural dos venenos, isto é, a diversidade de toxinas que está presente nos venenos em sua forma nativa, logo após a síntese/secreção realizada pelas células da glândula de veneno. Paralelamente, pouco se sabe acerca das modificações pós-traducionais (PTMs, na sigla em inglês) presentes nas toxinas do gênero Bothrops e seu grau de variabilidade interespécies. A glicosilação é a PTM mais frequentemente encontrada em proteínas, e o fato de que algumas famílias de toxinas que desempenham papéis importantes no quadro do envenenamento apresentam grandes porções de carboidratos, salienta a necessidade de mais estudos para a caracterização do glicoma e do glicoproteoma dos venenos do gênero Bothrops. Utilizando abordagens de espectrometria de massas, pretendemos avaliar comparativamente as sequências N-terminais naturais das proteínas e peptídeos presentes nos venenos de B. jararaca e B. alcatraz, como forma de se inferir a diversidade de toxinas expressas nestes venenos, e analisar o glicoproteoma e o N-glicoma dos venenos de B. jararaca e B. alcatraz, para obter mais subsídios para o entendimento do complexo processo evolutivo destas espécies. (AU)
Publicações científicas
(6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GREN, ERIC C. K.;
KITANO, EDUARDO S.;
ANDRADE-SILVA, DEBORA;
IWAI, LEO KEI;
REIS, MARCELO S.;
MENEZES, MILENE C.;
SERRANO, SOLANGE M. T.
Comparative analysis of the high molecular mass subproteomes of eight Bothrops snake venoms.
Comparative Biochemistry and Physiology D-Genomics & Proteomics,
v. 30,
p. 113-121,
JUN 2019.
Citações Web of Science: 0.
ANDRADE-SILVA, DEBORA;
ASHLINE, DAVID;
TRAN, THUY;
LOPES, ALINE SORIANO;
TRAVAGLIA CARDOSO, SILVIA REGINA;
REIS, MARCELO DA SILVA;
ZELANIS, ANDRE;
SERRANO, SOLANGE M. T.;
REINHOLD, VERNON.
Structures of N-Glycans of Bothrops Venoms Revealed as Molecular Signatures that Contribute to Venom Phenotype in Viperid Snakes.
MOLECULAR & CELLULAR PROTEOMICS,
v. 17,
n. 7,
p. 1261-1284,
JUL 2018.
Citações Web of Science: 3.
ANDRADE-SILVA, DEBORA;
ZELANIS, ANDRE;
KITANO, EDUARDO S.;
JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, INACIO L. M.;
REIS, MARCELO S.;
LOPES, ALINE S.;
SERRANO, SOLANGE M. T.
Proteomic and Glycoproteomic Profilings Reveal That Post- translational Modifications of Toxins Contribute to Venom Phenotype in Snakes.
JOURNAL OF PROTEOME RESEARCH,
v. 15,
n. 8,
p. 2658-2675,
AUG 2016.
Citações Web of Science: 9.
ZELANIS, ANDRE;
MENEZES, MILENE C.;
KITANO, EDUARDO S.;
LIBERATO, TARCISIO;
TASHIMA, ALEXANDRE K.;
PINTO, ANTONIO F. M.;
SHERMAN, NICHOLAS E.;
HO, PAULO L.;
FOX, JAY W.;
SERRANO, SOLANGE M. T.
Proteomic identification of gender molecular markers in Bothrops jararaca venom.
JOURNAL OF PROTEOMICS,
v. 139,
p. 26-37,
APR 29 2016.
Citações Web of Science: 18.
SANTORO, MARCELO LARAMI;
DO CARMO, THAIS;
LOPES CUNHA, BRUNA HELOISA;
ALVES, ANDRE FONSECA;
ZELANIS, ANDRE;
DE TOLEDO SERRANO, SOLANGE MARIA;
GREGO, KATHLEEN FERNANDES;
SANT'ANNA, SAVIO STEFANINI;
BARBARO, KATIA CRISTINA;
FERNANDES, WILSON.
Ontogenetic Variation in Biological Activities of Venoms from Hybrids between Bothrops erythromelas and Bothrops neuwiedi Snakes.
PLoS One,
v. 10,
n. 12
DEC 29 2015.
Citações Web of Science: 5.