Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospeção de bactérias láticas produtoras de vitamina em produtos artesanais da Argentina e Brasil para utilização no desenvolvimento de alimentos enriquecidos com folatos

Processo: 13/50603-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2014 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Convênio/Acordo: CONICET
Pesquisador responsável:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Beneficiário:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Pesq. responsável no exterior: Jean Guy Leblanc
Instituição no exterior: Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07914-8 - FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos, AP.CEPID
Assunto(s):Alimentos fortificados  Bactérias láticas  Fermentação lática  Folato  Vitaminas 

Resumo

Esta proposta visa o desenvolvimento de projeto de pesquisa com a participação conjunta de pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, do Centro de Referência de Lactobacilos (CERELA), San Miguel de Tucumán, Argentina e da Universidad Nacional de Tucumán (UNT), San Miguel de Tucumán, Argentina. As vitaminas do grupo B são encontradas em muitos alimentos mas seu consumo pela maioria da população é insuficiente para satisfazer as necessidades diárias recomendadas. Certas cepas de bactérias láticas têm a capacidade de sintetizar estas vitaminas, de maneira cepa-dependente. Neste projeto, objetiva-se 1. Isolar bactérias láticas produtoras de folatos e/ou riboflavina a partir de leite de cabra e/ou derivados, originários do Brasil e da Argentina; 2. Caracterizar e avaliar o seu potencial de aplicação na produção de alimentos bioenriquecidos com estas vitaminas; 3. Desenvolver novos produtos com um alto valor agregado, utilizando as cepas produtoras de vitaminas. Este projeto está vinculado a uma dos pilares de pesquisa do CEPID - FoRC, Processo FAPESP 2013/07914-8. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO DA SILVA, FABIANA FERNANDA; BISCOLA, VANESSA; GUY LEBLANC, JEAN; GOMBOSSY DE MELO FRANCO, BERNADETTE DORA. Effect of indigenous lactic acid bacteria isolated from goat milk and cheeses on folate and riboflavin content of fermented goat milk. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 71, p. 155-161, SEP 2016. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.