Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo integrado da produção de single cell oil por leveduras não convencionais a partir de hidrolisado hemicelulósico e da sua recuperação celular por flotação visando aplicação em biorrefinarias

Processo: 13/03103-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Everson Alves Miranda
Beneficiário:Everson Alves Miranda
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leveduras  Hidrolisado hemicelulósico  Flotação 

Resumo

As leveduras oleaginosas produzem óleos (SCO) similares aos óleos vegetais utilizados para o consumo humano e animal, porém os rendimentos da síntese de lipídeos a partir de carboidratos são baixos acarretando em altos custos com matéria-prima. Desta maneira, hidrolisados hemicelulósicos são uma alternativa de fonte de carbono de baixo custo para a produção economicamente viável de óleo por leveduras, visando sua aplicação em biorrefinarias. No entanto, a recuperação celular, processo imprescindível das etapas de recuperação e purificação, é considerada problemática, pois, normalmente, faz-se o uso de centrifugação ou filtração, que tem como limitações a demanda energética e problemas com entupimento e fouling, respectivamente. A flotação não é sujeita a estas limitações e é capaz de concentrar e recuperar leveduras sendo, assim, uma operação unitária adequada e de potencial no processo de produção de SCO. Um desafio que se apresenta na produção e na recuperação de SCO é que o cultivo não influencia apenas o acúmulo de lipídeos, mas também a flotação. Diante disso, o objetivo deste trabalho é o estudo integrado do de cultivo celular e suas influências na recuperação de leveduras oleaginosas por flotação, utilizando hidrolisados hemicelulósicos (de bagaço de cana-de-açúcar e de biomassa lenhosa) como fonte de carbono. Para tal, serão realizados a domesticação da levedura e estudos para a otimização da composição do meio de cultivo. Além disso, serão utilizados meios com limitação de nitrogênio ou de fósforo para a indução do acúmulo de lipídeos e estudos serão conduzidos para se verificar como estas condições influenciam a flotação de leveduras oleaginosas. Espera-se assim, definir parâmetros básicos de um processo que venha a agregar valor ao processamento de biomassa em biorrefinarias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONTURI, NEMAILLA; CRUCELLO, ALINE; CARVALHO VIANA, AMERICO JOSE; MIRANDA, EVERSON ALVES. Microbial oil production in sugarcane bagasse hemicellulosic hydrolysate without nutrient supplementation by a Rhodosporidium toruloides adapted strain. Process Biochemistry, v. 57, p. 16-25, JUN 2017. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRANDA, Everson Alves. Produção de óleo microbiano por cepas adaptadas de leveduras oleaginosas a partir de materiais hemicelulósicos visando a sua aplicação em biorrefinarias. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.