Busca avançada
Ano de início
Entree

A geometria nos livros didáticos e a integração das tecnologias digitais

Processo: 13/22975-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2014 - 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rúbia Barcelos Amaral Schio
Beneficiário:Rúbia Barcelos Amaral Schio
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geometria  Análise de conteúdo  Livro didático  Tecnologia educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de conteúdo | Geometria | Integração | livro didático | Objetos educacionais digitais | Pnld | Educação Matemática

Resumo

A pesquisa aqui proposta é norteada pela seguinte pergunta diretriz: "Como a Geometria está presente nos livros didáticos de Matemática e qual a proposta de integração das tecnologias nas edições aprovadas pelo PNLD2014 e 2015?". O foco será nas coleções que acompanham os conteúdos multimídia. Para tanto, a metodologia será baseada na Análise de Conteúdo, pois esse tipo de análise oferece a vantagem de possibilitar a compreensão do sentido daquilo que está expresso de forma a ultrapassar os limites da análise do conteúdo manifesto. Espera-se realizar um estudo profundo sobre a Geometria presente nos livros didáticos e também dos objetos educacionais digitais que tratam desse tema, a fim de avaliar as seguintes questões: 1) a Geometria aparece em que proporção do livro? Está distribuída de que forma? Seu conteúdo se concentra em capítulo específico e/ou está permeando os demais conteúdos?; 2) A abordagem geométrica aparece permeando os conceitos não geométricos?; 3) Em relação às perspectivas dos autores: as atividades enfocam a exploração conceitual? Procedimental?; 4) Como a tecnologia aparece sugerida para o desenvolvimento do conteúdo de Geometria?; 5) Qual é a natureza dos objetos educacionais digitais propostos como conteúdos multimídias? (São aplicativos de softwares de geometria dinâmica, por exemplo?); 6) Qual é a abordagem metodológica desses recursos digitais? São mídias para os alunos explorarem ou são aplicativos para os professores usarem como apresentação? Ao analisar as coleções aprovadas pelo PNLD para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a partir de questões como essas, espera-se identificar como a integração da tecnologia está proposta nos livros didáticos atuais, que são distribuídos às escolas públicas do Brasil, no que se tange ao estudo de Geometria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)