Busca avançada
Ano de início
Entree

Staphylococcus spp. multirresistentes isolados de mastite bovina: alternativas de tratamento baseadas no uso de bacteriocinas e nanofragmentos de lípides catiônicos

Resumo

Staphylococcus spp. são reportados como uns dos principais agentes de mastite bovina. Esses microrganismos apresentam diversos fatores de virulência, como produção de toxinas e formação de biofilmes, que contribuem para sua patogenicidade e persistência na glândula mamária. Outro fator relevante é o isolamento de cepas multirresistentes e que não respondem aos tratamentos convencionais. Além disso, os antimicrobianos utilizados no tratamento da mastite geram resíduos que alteram a qualidade e segurança alimentar do leite e seus derivados. Neste cenário, novas alternativas de controle e tratamento tornam-se imprescindíveis. Bacteriocinas e nanopartículas têm emergido como alternativas promissoras para futuros desenvolvimentos de agentes antimicrobianos. O presente projeto tem como objetivo avaliar in vitro a eficácia antibacteriana da bacteriocina Nisina e de nanofragmentos do lípide catiônico brometo de dioctadecildimetilamônio (DDA) frente a cepas resistentes e/ou virulentas de Staphylococcus spp. isoladas de mastite em novilhas primíparas e vacas em lactação, assim como correlacionar a eficiência do tratamento com a resistência e/ou virulência. As cepas de Staphylococcus spp. pertencem a coleção do Laboratório de Qualidade do Leite do Instituto de Zootecnia - Apta Bovinos de Leite de Nova Odessa - SP. A triagem das cepas resistentes será determinada através do método de difusão de discos e determinação da CIM, os genes de virulência e resistência serão investigados por PCR, com posterior confirmação por sequenciamento. A atividade, in vitro, da Nisina e DDA contra cepas de Staphylococcus spp. será avaliada em função do tempo de interação utilizando curvas de morte (time-kill). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTELANI, L.; ARCARO, J. R. P.; BRAGA, J. E. P.; ROSSO, A. S.; MOURA, Q.; ESPOSITO, F.; SAUTER, I. P.; CORTEZ, M.; LINCOPAN, N. Short communication: Activity of nisin, lipid bilayer fragments and cationic nisin-lipid nanoparticles against multidrug-resistant Staphylococcus spp. isolated from bovine mastitis. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 102, n. 1, p. 678-683, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.