Busca avançada
Ano de início
Entree

Evapotranspiração e coeficiente de cultivo da cultura do pinhão-manso a partir do terceiro ano de cultivo associada a diferentes tipos de poda

Resumo

A busca de alternativas para substituir os combustíveis fósseis é considerada uma realidade, tornando indispensável o aumento de pesquisas em culturas agrícolas para produção de biocombustíveis. Nesse contexto, a cultura do pinhão-manso (Jatropha curcas L.) tem se destacado, levando várias instituições de pesquisas a estudar esta planta nativa que é pouco conhecida, tanto no que diz respeito ao seu desenvolvimento quanto à sua produção. Um importante parâmetro da cultura é o consumo hídrico durante o ciclo e a influência de períodos de déficit hídrico no crescimento, floração e desenvolvimento dos frutos. No entanto, o consumo hídrico da cultura ainda é pouco conhecido, necessitando maiores estudos no que diz respeito à quantidade de água consumida pela planta durante todo o ciclo produtivo e em diferentes condições de manejo, como por exemplo, quando submetida à poda. A utilização de poda nesta cultura tem sido colocada como prática necessária para viabilizar o manejo e com grande potencial de melhora na produção, aumentando a quantidade e também na possibilidade de concentração da produção no tempo. Neste contexto, o presente trabalho terá como objetivo determinar a evapotranspiração e os coeficientes de cultivo simples e dual da cultura do pinhão-manso a partir do segundo ano de cultivo associada a diferentes tipos de poda. O estudo será conduzido em plantas já estabelecidas na área experimental do departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP no município de Piracicaba-SP, onde serão implementados dois tipos de poda. Será utilizada a técnica de lisimetria de pesagem para a determinação da evapotranspiração, a técnica da dissipação térmica para se terminar a transpiração da planta e, por diferença a evaporação. Será avaliado o efeito da poda na transpiração das plantas, na produção e sua distribuição, além da quantidade e qualidade do óleo produzido pelas plantas de pinhão-manso. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA SANTOS, OTAVIO NETO; FOLEGATTI, MARCOS VINICIUS; DUTRA, LIVIA MACEDO; DE SOUSA ANDRADE, IRINEU PEDRO; FANAYA, JR., EDER DUARTE; LENA, BRUNO PATIAS; BARISON, ANDERSSON; DA CONCEICAO SANTOS, ALAN DIEGO. Tracking lipid profiles of Jatropha curcas L. seeds under different pruning types and water managements by low-field and HR-MAS NMR spectroscopy. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 109, p. 918-922, DEC 15 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.