Busca avançada
Ano de início
Entree

Políticas habitacionais e desenvolvimento urbano: o PMCMV e a cidade de São Paulo

Processo: 13/24508-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leandro Silva Medrano
Beneficiário:Leandro Silva Medrano
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas  Habitação social  População de baixa renda  Urbanização  São Paulo (SP)  Programas de governo 

Resumo

Em 2009, o Governo federal institui o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), que destina elevados recursos para a construção de habitações de interesse social no Brasil. Em um país com déficit habitacional estimado em 5,6 milhões é certa a necessidade de programas abrangentes no campo da habitação, principalmente quando destinados às classes de menor renda. Entretanto, esses programas devem ser acompanhados por pesquisas que avaliem seus resultados e direcionem suas novas etapas. Demais, considerando que cerca de 84% da população brasileira vive em cidades, um dos maiores desafios dos novos núcleos habitacionais gerados é a integração com a malha urbana existente. Sobretudo nas grandes metrópoles, onde o crescimento abstruso e as forças do mercado se sobrepõe às práticas urbanas coletivas. O objetivo desse projeto de pesquisa é identificar as matrizes teóricas e metodológicas, que orientam a relação entre a arquitetura e a cidade, dos projetos de habitações de interesse social vinculados ao PMCMV. Serão estudadas, nos termos indicados neste projeto de pesquisa, as propostas decorrentes do PMCMV realizadas para a cidade de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDRANO, LEANDRO; RECAMAN, LUIZ. Space and society in the 21st century. The case of Sao Paulo. BITACORA URBANO TERRITORIAL, v. 28, n. 1, p. 69-81, JAN-APR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.