Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreensão das bases moleculares e estruturais de proteínas envolvidas na sinalização do c-di-GMP e do sistema de secreção tipo II em Leptospira interrogans Serovar Copenhageni

Processo: 13/18664-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Robson Francisco de Souza
Beneficiário:Robson Francisco de Souza
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular  Leptospirose  Leptospira interrogans  Fatores de virulência  Sistemas de secreção bacterianos 

Resumo

Estou iniciando as minhas atividades como docente no Departamento de Microbiologia, no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Este é o meu primeiro projeto científico e estou solicitando verba para equipar parcialmente o laboratório, que não tem nenhum equipamento. O laboratório irá desenvolver pesquisa que envolve desde Biologia Molecular a Biologia Estrutural. Sendo portanto, um projeto muito importante para a minha carreira científica e para dar início as minhas atividades experimentais no ICB. Durante a minha carreira científica, trabalhei com diferentes proteínas, desde proteínas hipotéticas conservadas à proteínas envolvidas na biogêneses do pilus tipo IV, do fitopatógeno Xanthomonas axonopodis pv citri, no laboratório do Professor Dr. Shaker Chuck Farah, do IQ-USP. Este projeto tem como objetivo central o estudo estrutural e funcional de várias proteínas envolvidas na síntese, degradação, ligação ao segundo mensageiro bacteriano, c-di-GMP do patógeno Leptospira interrogans Copenhageni L1-130. Além do estudo de proteínas envolvidas na sinalização c-di-GMP, temos como objetivo o estudo funcional e estrutural das proteínas presentes no cluster gênico do único sistema de secreção encontrado no genoma de Leptospira interrogans Copenhageni, o sistema de secreção tipo II. A escolha de Leptospira interrogans Copenhageni como linha de pesquisa do laboratório foi feita com base na relevância deste patógeno para a saúde pública mundial e Brasileira. Leptospira interrogans é o agente causador da leptospirose, uma doença infecciosa re-emergente considerada uma zoonose mundial que acomete vários animais incluindo humanos. Mais de 500 mil casos de leptospirose severa são relatados por ano, 5 a 15% dos casos de leptospirose o quadro clínico pode evoluir para condições mais severas da doença, conhecida como síndrome de Weil, que pode causar icterícia, falência real, meningite, hipotensão, em que 10% dos doentes acabam em óbito. O diagnóstico da doença é difícil, por ter um quadro clínico muito parecido com outras doenças. Em casos graves de leptospirose, há a necessidade de internação do paciente para diálise renal, tratamento dos quadros hemorrágicos e acompanhamento médico intensivo. Desta forma, o tratamento da leptospirose é de alto custo e representa um problema econômico para o sistema de saúde público. Desta forma, pretendemos contribuir para a compreensão das bases moleculares envolvidas na biologia desta espiroqueta e contribuir para a elucidação das vias de virulência desta bactéria. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA VASCONCELOS, FERNANDA NOGALES; MACIEL, NIKOLAS KOSHIYAMA; FAVARO, DENIZE CRISTINA; DE OLIVEIRA, LUCIANA COUTINHO; BARBOSA, ANGELA SILVA; SALINAS, ROBERTO KOPKE; DE SOUZA, ROBSON FRANCISCO; FARAH, CHUCK SHAKER; GUZZO, CRISTIANE RODRIGUES. Structural and Enzymatic Characterization of a cAMP-Dependent Diguanylate Cyclase from Pathogenic Leptospira Species. Journal of Molecular Biology, v. 429, n. 15, p. 2337-2352, JUL 21 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.