Busca avançada
Ano de início
Entree

Argumentação colaborativa mediada por computador no ensino superior de química

Processo: 13/10610-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior  Química  Aprendizagem  Construção do conhecimento  Ambiente colaborativo  Argumentação  Plataformas de ensino e aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argumentação | casos investigativos | Ensino De Química | Ensino Superior | educação em química

Resumo

Trabalhos recentes têm mostrado que os estudantes fazem mais progressos na construção do conhecimento quando argumentam em torno de um determinado tópico de forma colaborativa. Dessa forma, podem considerar diferentes pontos de vista, fazer questionamentos uns aos outros, de maneira a alcançar um entendimento mais amplo sobre o tópico em foco. Durante a realização do projeto investigaremos questões que permeiam o desenvolvimento e a análise de atividades didáticas potencialmente favoráveis à construção de argumentos científicos, a partir de interações colaborativas entre os alunos. Estas serão realizadas em um ambiente ancorado em um modelo de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador, que foi construído recentemente no âmbito da realização de projeto de doutorado desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química de São Carlos (GPEQSC) , denominado de EDUQUI.INFO. Assim, temos como objetivo inicial a elaboração de atividades que desencadeiem e sustentem a argumentação em contextos colaborativos. Para tanto, tarefas serão ministradas no EDUQUI.INFO a alunos de graduação em química e se pautarão na solicitação da resolução de estudos de caso de caráter sóciocientífico. Durante a execução do projeto percorreremos com os estudos de caso 2 ciclos de planejamento, ação e análise no sentido de investigarmos a qualidade da argumentação produzida pelos estudantes a partir da resolução dos casos. Em cada ciclo, o planejamento envolve a elaboração de estudos de caso direcionados para a promoção de argumentação; a ação envolve a aplicação dos estudos de caso junto aos estudantes; e a análise envolve a interpretação dos dados coletados, ou seja, do material textual produzido no ambiente virtual. Para investigarmos a qualidade dos argumentos gerados no EDUQUI.INFO, lançaremos mão do Quadro Analítico Rainbow (Baker et al., 2007) e do Quadro Analítico proposto por Clark e Sampson (2008) Baker, M. et al. Computer-Supported Collaborative Learning, v. 2, p. 315-357, 2007. CLARK, D. B.; SAMPSON, V. D. Journal of Research in Science Teaching, v. 45, n. 3, p. 293-321, 2008. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)