Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise estrutural aplicada à estabilidade de taludes em escavações a céu aberto: estudo de caso

Processo: 13/15862-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ginaldo Ademar da Cruz Campanha
Beneficiário:Ginaldo Ademar da Cruz Campanha
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Camila Duelis Viana
Assunto(s):Geologia estrutural  Taludes  Escavação a céu aberto  Fotogrametria  Geomecânica 

Resumo

O estudo da estabilidade de taludes em escavações a céu aberto é primordial para a segurança do empreendimento. Atualmente muitos dos problemas encontrados em cavas de mineração a céu aberto consistem na dificuldade de acesso às frentes de lavra, escassez de dados e de tempo de aquisição dos mesmos, muita vezes colocando o profissional responsável em risco. As técnicas mais modernas, como o escaneamento a laser, apresentam como principais fatores contrários a sua utilização o alto custo, condições de aquisição dos dados e dificuldades operacionais. O presente projeto tem por objetivo aplicar a fotogrametria digital, aliada ao processamento computacional e técnicas clássicas de mapeamento estrutural na caracterização estrutural e geomecânica do maciço e na estabilidade de taludes de escavação. O plano será desenvolvido em uma mina a céu aberto em rochas metacarbonáticas do Grupo São Roque. Serão utilizados os softwares Sirovision/ Sirojoint na restituição fotogramétrica e extração automática de descontinuidades, e os programas RocFall, Swedge e Dips no tratamento dos dados e na avaliação de rupturas planares e em cunha, tombamento e queda de blocos. Além disso, serão empregados métodos clássicos de mapeamento estrutural, como a amostragem por linha de varredura (scanline) e descrição de parâmetros como espaçamento, persistência e rugosidade das descontinuidades. Por fim, pretende-se obter um modelo geomecânico e estrutural da mina voltado à estabilidade de taludes, com uma avaliação crítica e comparativa dos vários métodos empregados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, CAMILA DUELIS; ENDLEIN, ARTHUR; DA CRUZ CAMPANHA, GINALDO ADEMAR; GROHMANN, CARLOS HENRIQUE. Algorithms for extraction of structural models attitudes from 3D outcrop models. Computers & Geosciences, v. 90, n. A, p. 112-122, MAY 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.