Busca avançada
Ano de início
Entree

Elastômero termoplástico com resíduo industrial de couro: direcionamento de resíduo sólido

Processo: 13/01065-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Aldo Eloizo Job
Beneficiário:Aldo Eloizo Job
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais compósitos poliméricos  Resíduos industriais  Resíduos sólidos  Couro  Borracha  Elastômeros  Termoplásticos 

Resumo

O projeto proposto consiste no desenvolvimento de compósitos poliméricos, obtidos através da mistura de resíduo de couro com elastômeros termoplásticos. Os elastômeros termoplásticos serão preparados por meio da compatibilização de PEBD com borracha natural e borracha SBR, juntamente com agentes de cura, visando à vulcanização das diferentes borrachas, para que desta forma, se obtenha melhores propriedades do material. Na primeira etapa será feita a mistura, em meio sólido, das borrachas BN e SBR e dos ativadores de vulcanização. Este processo será realizado em um equipamento cilindro misturador aberto. Na segunda etapa será feita a mistura da BN/SBR com o polietileno de baixa densidade em um equipamento Reômetro de Torque HAAKE utilizando os rotores tipo roller. Serão feitas misturas em diferentes proporções em massa visando analisar o comportamento físico e químico do material mediante a variação proporcional de BN, SBR e PEDB, gerando um elastômero termoplástico que atuará como matriz polimérica no novo compósito. Posteriormente será adicionado na mistura PEBD/BN/SBR, ainda no Reômetro de Torque HAAKE, o resíduo de couro em diferentes proporções em massa, com o intuito de se determinar o melhor percentual de interação carga-matriz. Após o processo de Reometria de Torque o material será moldado por termoprensagem em formato retangular para que possa realizar os estudos de suas propriedades físicas e químicas.Neste projeto, a contribuição científica não ficará apenas em fazer a mistura dos constituintes, e sim, fazer inovação tecnológica, introduzindo cientificamente o resíduo industrial de couro em um material termoplástico, obtendo de forma inédita o compósito PEBD/BN/SBR-RC, fazer suas caracterizações e dar aplicação tecnológica a um resíduo sólido, que se deixar exposto ao meio ambiente se tornará de alta periculosidade. Os compósitos serão caracterizados utilizando as técnicas de análises térmicas (DSC, TG, DMA e TG/FT-IR), espectroscopia por infravermelho (FT-IR modo ATR) e micro Raman, microscopias óptica (MO) e eletrônica de varredura (MEV), ensaio mecânico, penetração de água e vapor de água, resistência à abrasão, ensaio de flexão, estudo de lixiviação e solubilização. De acordo com os resultados obtidos, a formulação deverá ser patenteada e a inovação tecnológica será a produção de masters para aplicações industriais e comerciais de novos materiais com sustentabilidade ambiental e econômica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUIZ, MARCOS ROBERTO; SOBREIRO CABREIRA, PEDRO LUIZ; BUDEMBERG, EDUARDO ROQUE; PRADO DOS REIS, ELTON APARECIDO; BELLUCCI, FELIPE SILVA; JOB, ALDO ELOIZO. Chemical evaluation of composites natural rubber/carbon black/leather tannery projected to antistatic flooring. Journal of Applied Polymer Science, v. 133, n. 27 JUL 15 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.