Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas cardiovasculares induzidas pela apneia obstrutiva são mais intensas em ratos hipertensos devido ao aumento da responsividade do quimiorreceptor (tradução do inglês)

Processo: 13/26995-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de março de 2014 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Gerhardus Hermanus Maria Schoorlemmer
Beneficiário:Gerhardus Hermanus Maria Schoorlemmer
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hiperóxia  Cardiovascular  Hipertensão  Células quimiorreceptoras  Bradicardia 

Resumo

Tanto ratos espontaneamente hipertensos (SHR), como pacientes com apnéia do sono, têm hipertensão, aumento da atividade simpática, e aumento da sensibilidade quimiorreceptor. Nós investigamos o papel de quimiorreceptores carotídeos em respostas cardiovasculares induzidas pela apnéia obstrutiva em SHR acordado. Um balão traqueal e cânulas vasculares foram implantados, e uma semana depois foram induzidos apnéias de 15 s cada. Os efeitos da apnéia foram mais pronunciados nos SHR do que no grupo controle (Wistar Kyoto; WKY). A pressão arterial aumentou durante a apnéia em 57 ± 3 mmHg em SHR, e em 28 ± 3 mmHg em WKY (p < 0,05, n = 14 /13). O esforço respiratório aumentou em 53 ± 6 mmHg em SHR e em 34 ± 5 mmHg em WKY. A freqüência cardíaca diminuiu em 209 ± 19 bpm em SHR e em 155 ± 16 bpm em WKY. Os quimiorreceptores carotídeos foram inativados pela ligadura da artéria do corpúsculo carotídeo, e apnéias foram induzidos dois dias depois. A inativação dos quimiorreceptores reduziu as respostas a apnéia e aboliu a diferença entre SHR e controles. A hipertensão induzida pela apnéia foi de 11 ± 4 mmHg em SHR e 8 ± 4 mmHg em WKY. O esforço respiratório foi de 15 ± 2 mmHg em SHR e 15 ± 2 mmHg em WKY. A freqüência cardíaca caiu 63 ± 18 bpm em SHR e 52 ± 14 bpm em WKY. Da mesma forma, quando os quimiorreceptores foram inativados através da administração de oxigênio 100%, as respostas a apnéia foram reduzidas. Em conclusão, quimiorreceptores arteriais contribuem para as respostas induzidas pela apnéia em ambas as linhagens, mas eles são mais importantes em SHR, e são responsáveis por as respostas exageradas desta linhagem a apnéia. (AU)