Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para análise quantitativa de consequência de vazamentos de substâncias inflamáveis e/ou tóxicas em ambientes com barreiras ou confinados

Processo: 13/18218-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:Marcelo Ramos Martins
Beneficiário:Marcelo Ramos Martins
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de risco  Vazamento de resíduos químicos  Análise de consequências 

Resumo

Este projeto de pesquisa visa dar apoio a projeto de pesquisa já em desenvolvimento no Laboratório de Análise de Risco (LabRisco) do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O objetivo principal da pesquisa em andamento é desenvolver uma metodologia de análise quantitativa de consequência de vazamento de substâncias inflamáveis e/ou tóxicas, em ambientes com barreiras ou confinados, que efetivamente subsidie a mitigação dos riscos envolvidos em operações onde as condições consideradas sejam verificadas, como por exemplo, em instalações de produção de petróleo e gás, refinarias e plantas industriais. Apesar da infraestrutura já existente e disponível no LabRisco, para que os objetivos propostos sejam plenamente alcançados, faz se necessário a complementação dos recursos especialmente no que concerne ao intercâmbio de conhecimento com outros pesquisadores, à disseminação dos resultados e aos testes de campos necessários. Sendo assim, compõe o orçamento deste projeto os recursos necessários para melhoria da infraestrutura já existente na instituição, execução de tarefas de disseminação dos resultados (tais como conferências), apoio aos pesquisadores e, principalmente, para a execução de testes de campo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHLEDER, A. M.; MARTINS, M. R. Experimental data and CFD performance for CO2 cloud dispersion analysis. JOURNAL OF LOSS PREVENTION IN THE PROCESS INDUSTRIES, v. 43, p. 688-699, SEP 2016. Citações Web of Science: 3.
SCHLEDER, A. M.; PASTOR, E.; PLANAS, E.; MARTINS, M. R. Experimental data and CFD performance for cloud dispersion analysis: The USP-UPC project. JOURNAL OF LOSS PREVENTION IN THE PROCESS INDUSTRIES, v. 38, p. 125-138, NOV 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.