Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência dos restritores internos individuais no desempenho de jovens jogadores de futebol

Processo: 13/24193-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alexandre Moreira
Beneficiário:Alexandre Moreira
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesq. associados: Aaron James Coutts ; Marcelo Saldanha Aoki
Assunto(s):Treinamento esportivo  Futebol  Análise de desempenho  Desempenho atlético  Atletas 

Resumo

O futebol caracteriza-se pela interação de inúmeras variáveis que afetam o desempenho, fazendo do jogo um fenômeno complexo. À luz da teoria dos sistemas dinâmicos, a formação espontânea de padrões entre as partes de um sistema através do processo de auto-organização emerge como um dos principais objetos de estudo para a análise de desempenho na modalidade. Auto-organização é manifestada como transições entre diferentes estados organizacionais emergentes por conta de uma constante pressão de restritores internos e externos nos componentes do sistema, levando-o, portanto às mudanças. Apesar do crescente reconhecimento da importância desta abordagem com perspectiva funcional na análise de jogo no futebol ainda pouco se conhece a respeito da análise do desempenho no ambiente competitivo em jovens jogadores de futebol, assim como, escassas são as informações a respeito da influência de restritores internos nos padrões de movimento, habilidades especificas, e respostas fisiológicas nessa população. A análise do desempenho em jogo e a influência dos restritores internos nos padrões de movimento podem prover importante progresso no entendimento dos aspectos inerentes ao desenvolvimento do talento e pesquisa na área da identificação do talento no futebol. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral verificar a influência dos restritores orgânicos (internos) individuais no desempenho tático e habilidades específicas individuais de jovens jogadores de futebol, em diferentes momentos de uma temporada competitiva. Além disso, o estudo também tem como objetivo verificar as associações entre habilidades específicas (envolvimento em jogo) e respostas imuno-hormonais, e comportamentais. Aproximadamente, 56 participantes das categorias sub-14 e sub-15, serão recrutados em duas equipes distintas. O estudo será dividido em 2 partes (dois estudos). No estudo 1, quarenta jovens jogadores serão avaliados em três momentos distintos de uma temporada competitiva. Medidas de perfil hormonal, maturação antropométrica, desempenho em testes físicos, bom como, padrões de movimento (táticos), habilidades específicas, e medidas de desempenho físico durante jogos reduzidos de futebol serão analisadas. No estudo 2, dezesseis jovens jogadores irão participar. Eles estarão envolvidos em sete jogos oficiais que serão realizados durante uma semana. Todos os jogos serão filmados e as habilidades específicas serão retidas para análise. A percepção subjetiva de esforço será registrada para cada jogo. Adicionalmente, os participantes irão preencher, diariamente, os questionários DALDA (tolerância ao estresse) e WURSS-21 (sintomas de infecção do trato respiratório superior). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, ALEXANDRE; BRADLEY, PAUL; CARLING, CHRISTOPHER; SCHULTZ ARRUDA, ADEMIR FELIPE; SPIGOLON, LEANDRO M. P.; FRANCISCON, CLOVIS; AOKI, MARCELO SALDANHA. Effect of a congested match schedule on immune-endocrine responses, technical performance and session-RPE in elite youth soccer players. JOURNAL OF SPORTS SCIENCES, v. 34, n. 24, p. 2255-2261, DEC 2016. Citações Web of Science: 9.
ARRUDA, ADEMIR F. S.; CARLING, CHRISTOPHER; ZANETTI, VINICIUS; AOKI, MARCELO S.; COUTTS, AARON J.; MOREIRA, ALEXANDRE. Effects of a Very Congested Match Schedule on Body-Load Impacts, Accelerations, and Running Measures in Youth Soccer Players. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS PHYSIOLOGY AND PERFORMANCE, v. 10, n. 2, p. 248-252, MAR 2015. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.