Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização físico-química e análise da combustão de madeiras do bioma amazônico

Resumo

Este projeto está inserido nas pesquisas do Departamento de Energia - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG/UNESP e do Laboratório Associado de Combustão e Propulsão - LCP/INPE, Cachoeira Paulista, que já realizam pesquisas em combustão de biomassa. Os projetos do grupo se dividem em experimentos em campo, experimentos em laboratório, e modelagem. O objetivo deste trabalho é caracterizar físico-quimicamente, monitorar a queima e avaliar a cinética de decomposição de diferentes biomassas do Bioma Amazônico utilizando a técnica de Análise Térmica Diferencial - DTA e a Calorimetria Exploratória Diferencial - DSC. Com os resultados obtidos desse estudo serão determinadas propriedades das biomassas, tais como, a ignitabilidade, a perda de massa, as entalpias de decomposição e as energias de ativação. Essa pesquisa apresenta caráter inovador pelo fato de levantar dados sobre as principais propriedades e características físico-químicas de diferentes biomassas do Bioma Amazônico e, esses resultados serão úteis para composição de uma base de dados de referência no mapeamento de prevenção e controle de incêndios florestais e danos por radiação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANETTIERI, ELIANA VIEIRA; DA SILVA, VINICIUS PEREIRA; SOARES NETO, TURIBIO GOMES; HERNANDEZ-PEREZ, ANDRES FELIPE; VIRGINIO DA SILVA, DEBORA DANIELLE; DUSSAN, KELLY JOHANA; ALMEIDA FELIPE, MARIA DAS GRACAS; DE CARVALHO, JR., JOAO ANDRADE. Physicochemical and thermal characteristics of sugarcane straw and its cellulignin. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 40, n. 9 SEP 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.