Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação de três métodos moleculares para detecção de Bartonella spp. em doadores de sangue do hemocentro de Campinas, SP

Resumo

Bartonella spp. são organismos zoonóticos negligenciados, capazes de provocar, em humanos, desde bacteremia assintomática, doenças crônicas e até mesmo a morte. Entre as características mais marcantes destas bactérias estão o crescimento fastidioso, a necessidade de meios enriquecidos com sangue e de atmosfera com 5% de gás carbônico. Também são conhecidas por infectarem eritrócitos, células endoteliais, células dendríticas e macrófagos, geralmente causando bacteremia persistente em seus hospedeiros. Existe o risco real de que um doador de sangue, infectado por Bartonella spp., porém assintomático, tenha suas hemácias contendo estes agentes. Em 2010, foi publicado o primeiro caso de sangue doado infectado por Bartonella henselae. Em outro estudo, realizado em parceria com pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA), 3,2% dos doadores de sangue do Hemocentro da Unicamp foram positivos na PCR convencional para Bartonella spp.. Apesar dos esforços, o diagnóstico de bartonelose ainda é muito difícil e demorado. Com o objetivo de desenvolver e a identificar um diagnóstico sensível e específico, serão analisadas as amostras de sangue de 500 doadores do Hemocentro de Campinas, coletadas no período de novembro de 2009 a janeiro de 2010, durante procedimento de doação de sangue. Serão realizadas PCR convencional, PCR de dupla amplificação (PCR nested) e PCR Real-time tanto no DNA extraído do sangue total como da cultura de pré-enriquecimento. A comparação dos resultados obtidos possibilitará identificar o método mais eficiente de diagnóstico e utilizá-lo para detectar esta infecção, mesmo que subclínica, e no futuro utilizar como ferramenta diagnóstica ou mesmo de triagem dos doadores de sangue ou órgãos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VELHO, Paulo Eduardo Neves Ferreira. Comparação de métodos moleculares para detecção de Bartonella spp. em doadores de sangue do Hemocentro de Campinas/SP. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.