Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do fluoreto na resistência ao desgaste de cerâmicas odontológicas

Processo: 13/11926-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2014 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Adriana Cláudia Lapria Faria
Beneficiário:Adriana Cláudia Lapria Faria
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desgaste de restauração dentária  Prótese dentária  Porcelana dentária  Flúor 

Resumo

Em virtude de uma maior preocupação dos pacientes com a estética, as cerâmicas odontológicas tornaram-se alvo de pesquisas em busca de melhores propriedades. Entretanto, a abrasividade da cerâmica ainda é questionada na literatura. Diversos estudos avaliaram a resistência ao desgaste dos sistemas cerâmicos utilizando diversos materiais como antagonistas e os autores têm apontado que a abrasividade da cerâmica tem sido pobremente relacionada à sua microdureza, sendo mais influenciada pela resistência à fratura das cerâmicas, já que o desgaste da cerâmica é caracterizado pela formação de trincas que se propagam até a perda de fragmentos que acabam agindo como um agente abrasivo. Há relatos de que a superfície das cerâmicas é susceptível ao ataque por soluções fluoretadas aciduladas, que podem acarretar maior taxa de desgaste. Entretanto, não há trabalhos na literatura que tenham avaliado o desgaste das cerâmicas em meio fluoretado. Sabendo que os pacientes portadores de próteses e coroas em cerâmica farão uso de agentes preventivos contendo fluoretos em sua composição, o objetivo deste estudo será avaliar o efeito géis fluoretados neutro e acidulado, utilizados como agentes preventivos de uso profissional, na resistência ao desgaste de uma cerâmica odontológica. Para isso, amostras serão submetidas a ensaio de resistência à abrasão em meios fluoretado e não-fluoretado, e posteriormente terão a microdureza e a resistência à fratura avaliadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THEODORO, GUILHERME TEIXEIRA; FIORIN, LIVIA; MAURICIO MORIS, IZABELA CRISTINA; SILVEIRA RODRIGUES, RENATA CRISTINA; RIBEIRO, RICARDO FARIA; LAPRIA FARIA, ADRIANA CLAUDIA. Wear resistance and compression strength of ceramics tested in fluoride environments. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 65, p. 609-615, JAN 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.