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Educação escolar indígena: inovação, participação docente e avaliação

Processo: 13/01617-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2014 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Elie George Guimaraes Ghanem Junior
Beneficiário:Elie George Guimaraes Ghanem Junior
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Aline Cristina de Oliveira Abbonizio ; Marta Maria Do Amaral Azevedo ; Tristan Lysander Harvey Mccowan
Assunto(s):Educação indígena  Sociologia educacional  Inovação  Magistério  Avaliação da educação  Escolarização 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/science_of_the_amazon_35_78_79.pdf

Resumo

Este projeto propõe o seguinte problema de pesquisa: em quais aspectos a educação escolar indígena superou o caráter colonialista da escolarização? Adota como pressuposto que, nas experiências pioneiras de educação escolar indígena da região do alto rio Negro, estado do Amazonas, tal superação ocorreu, embora apresente significativas limitações. As hipóteses com as quais a pesquisa trabalhará são: a) os objetivos das escolas são conhecidos pelas comunidades e estabelecidos a partir de diálogos com estas, havendo convergência entre os saberes estudados e as aspirações de futuro das comunidades; b) as ofertas de educação superior disponíveis aos indígenas são pouco variadas e, em sua maioria, não contam com a sua participação na formulação e avaliação; c) as formas oficiais de avaliação escolar impõem obstáculos aos aspectos inovadores (específicos e diferenciados) das escolas indígenas e desconsideram processos avaliativos próprios das comunidades. O exame das hipóteses será feito pela análise dos processos escolares (incluindo a formação de professores indígenas) verificando que tipo de relação existe entre os saberes estudados e as aspirações de futuro comunitárias. As ofertas de educação superior serão descritas quanto ao nível de participação de indígenas em sua formulação e avaliação. Finalmente, por meio da identificação de recomendações originadas entre várias categorias sociais participantes da pesquisa, serão reunidos subsídios para a proposição de indicadores de avaliação educacional adequados à educação escolar indígena diferenciada. (AU)

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