Busca avançada
Ano de início
Entree

Social support networks and eating disorders: An integrative review of the literature

Resumo

Objetivos: O estudo teve coo objetivo sintetizar a literatura científica acerca das redes sociais e apoio social nos transtornos alimentares (TA). Método: Por meio da combinação de descritores, foi realizada uma revisão integrativa. Foram incluídas publicações de 2006 a 2013, recuperados das bases de dados MedLine, LILACS, PsycINFO e CINAHL. A seleção dos artigos foi baseada em critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Resultados: Foram selecionados 24 artigos para extração de dados. Houve predominância de estudos com delineamentos não-experimentais e descritivos, publicados em periódicos internacionais. Esta revisão evidenciou que ainda não há literatura consolidada acerca do apoio social e das redes sociais em pacientes com TA, dado o baixo número de estudos dedicados ao tema. Evidenciou-se que a rede social familiar dos pacientes com TA tem sido amplamente investigada pela literatura, embora haja poucos estudos sobre outras redes e fontes de apoio social fora da família. Conclusões: As evidências apresentadas neste estudo demonstram a necessidade de incluir outras redes sociais no cuidado à saúde. Esta expansão para além da rede familiar incluiria pessoas significativas - tais como amigos, colegas, vizinhos, pessoas de grupos religiosos, entre outros -, que poderiam ajudar o indivíduo a lidar com o transtorno. Este estudo também destaca a necessidade de futuras pesquisas sobre o tema e maior investimento em publicações sobre as várias dimensões de apoio social e redes sociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEONIDAS, CAROLINA; DOS SANTOS, MANOEL ANTONIO. Social support networks and eating disorders: an integrative review of the literature. NEUROPSYCHIATRIC DISEASE AND TREATMENT, v. 10, p. 915-927, 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.