Busca avançada
Ano de início
Entree

Reação de sonodegradação catalisada pelo nanocompósito grafeno/TiO2

Processo: 13/23042-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2014 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Gilmar Patrocínio Thim
Beneficiário:Gilmar Patrocínio Thim
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Dióxido de titânio  Nanotubos de carbono  Processo sol-gel  Sonocatálise 

Resumo

Este projeto visa dar continuidade ao projeto FAPESP 2011/20153-0 que irá terminar em março/2014. O projeto em andamento mostrou que a atividade sonocatalítica do dióxido de titânio depende da presença do nanotubo de carbono. Portanto, a continuação do projeto atual se dará pelo estudo da influência da presença do grafeno (G), do óxido de grafeno (GO), funcionalizado ou não, na atividade sonocatalítica do nanocomposto grafeno/TIO2.Além do mais, este projeto irá gerar conhecimentos científicos que possam fornecer meios para aumentar a competitividade, a base tecnológica e o crescimento no ITA em temas de desenvolvimento de materiais. Especificamente, pretende-se contribuir para o estudo do aumento catalítico de dióxido de titânio, através do desenvolvimento de novos materiais composto por grafeno e dióxido de titânio quando excitados por ultrassom de 20 kHz. O procedimento de síntese é baseado na hidrólise e condensação do tetraetilortotitanato. A ação sonocatalítica do material composto será avaliada através da decomposição de azul de metileno, que será determinada através da espectroscopia no UV-Vis. A porosidade do material obtido será determinada por BET. A ligação química entre o G e o GO e o óxido de titânio será estudada por espectroscopia FT-IR. A dispersão de dióxido de titânio na matriz de carbono, e vice-versa, será analisada por microscopia eletrônica. A presença de fases cristalinas será analisada por difratometria de raios X. A presença de fase grafítica será analisada por espectroscopia RAMAN e a quantificação dos grupos funcionais por XPS. Este tema apresenta uma correlação direta com outros projetos FINEP, CNPq e FAPESP coordenados por este pesquisador e por outros pesquisadores do ITA. A atuação dos pesquisadores neste projeto será pautada por uma abordagem fundamental, porém irá fomentar os estudos relacionados aos gargalos tecnológicos relacionados aos processos catalíticos, atingindo os objetivos mediante o emprego consistente da metodologia científica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, FILIPE V.; FRANCISCO, WESLEY; MENEZES, BEATRIZ R. C.; BRITO, FELIPE S.; COUTINHO, ANDRE S.; CIVIDANES, LUCIANA S.; COUTINHO, APARECIDO R.; THIM, GILMAR P. Correlation of surface treatment, dispersion and mechanical properties of HDPE/CNT nanocomposites. Applied Surface Science, v. 389, p. 921-929, DEC 15 2016. Citações Web of Science: 28.
FRANCISCO, WESLEY; FERREIRA, FILIPE VARGAS; FERREIRA, EDUARDO VARGAS; CIVIDANES, LUCIANA DE SIMONE; COUTINHO, APARECIDO DOS REIS; THIM, GILMAR PATROCINIO. Functionalization of Multi-Walled Carbon Nanotube and Mechanical Property of Epoxy-Based Nanocomposite. JOURNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT, v. 7, n. 3, p. 289-293, JUL-SEP 2015. Citações Web of Science: 24.
WESLEY FRANCISCO; FILIPE VARGAS FERREIRA; EDUARDO VARGAS FERREIRA; LUCIANA DE SIMONE CIVIDANES; APARECIDO DOS REIS COUTINHO; GILMAR PATROCÍNIO THIM. Functionalization of Multi-Walled Carbon Nanotube and Mechanical Property of Epoxy-Based Nanocomposite. J. Aerosp. Technol. Manag., v. 7, n. 3, p. 289-293, Set. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.